MONOIBRIDISMO SEM DOMINÂNCIA
URGENTEE 1) Em carneiros a presença da orelha é determinada por um gene ON e a ausência pelo seu alelo OA. O híbrido (ON OA) tem orelha, mas rudimentar.
a) Quais os fenótipos possíveis e em que proporção após o Cruzamento de animais de orelha rudimentar?
b) Qual a probabilidade de nascer um carneirinho sem orelha no cruzamento de um animal de orelha normal com um de orelha rudimentar?
Soluções para a tarefa
Bom dia
Vamos anotar os genótipos e os fenótipos :
ON = Presença de orelhas
OA = Ausência de orelhas
ON OA = Orelha rudimentar
- Fazendo o cruzamento entre 2 carneiros de orelha rudimentar (ON OA) :
ON OA
ON ON ON ON OA
OA ON OA OA OA
a) Percebemos que os fenótipos seriam todos, 1 carneiro entre 4 (1/4 ou 25%) possuiria orelhas (representado pelo genótipo ONON), 2 carneiros (2/4 ou 1/2 ou 50%) possuiriam orelhas rudimentares (representados pelos 2 genótipos ONOA), e 1 carneiro entre 4 (1/4 ou 25%) não possuiria orelhas (representado pelo genótipo OAOA), ou seja, a proporção é de 1 : 2 : 1, traduzindo isso seria : 1 carneiro com orelhas, para 2 com orelhas rudimentares para 1 carneiro sem orelhas.
b)
- Fazendo o cruzamento entre um carneiro de orelha normal (ON ON), com um de orelha rudimentar (ON OA) :
ON ON
ON ON ON ON ON
OA ON OA ON OA
E a questão quer saber a probabilidade de nascer um carneiro sem orelhas, desse cruzamento, seria de 100%, essa probabilidade.
- E por que ?
Porque perceba que desses 4 genótipos, 2 de 4 (50% ou 1/2), codificam um carneiro com orelha (representados pelos 2 genótipos ON ON), e a mesma probabilidade (1/2 ou 50%) tem desse carneiro possuir orelhas rudimentares, (representados pelos 2 genótipos ON OA), só que a questão pede a probabilidade de nascer sem a orelha, logo, a probabilidade de não ter a orelha é de 100%. Visto que, nenhum genótipo resultante foi OA OA.
Bons estudos e espero ter ajudado