Geografia, perguntado por bolsomitopresidente, 5 meses atrás

(MODELO ENEM) Sobre a polêmica Doutrina Monroe leia o texto: Em 1823, declarava-se como princípio de direito e regra de governo que o continente americano, pela livre e independente condição que tinha assumido, não podia mais ser considerado campo para futura colonização por parte de qualquer potência europeia. Outros sim, os EUA considerariam como perigosa para sua paz e segurança qualquer tentativa, por parte das potências europeias da Santa Aliança, de estenderem seu sistema político ao hemisfério ocidental: nas atuais colônias ou dependências de qualquer potência europeia não temos interferido nem pensamos intervir. Com relação, porém, aos governos que declararam sua independência e a mantiveram, e cuja independência reconhecemos após madura reflexão e guiados por justos princípios, não poderíamos ver qualquer intromissão de uma potência europeia no intuito de oprimi-los ou dominar por qual quer outra forma o seu destino, senão à luz da manifestação de uma disposição hostil aos Estados Unidos. O texto demonstra que
a) a única preocupação dos EUA era a solidariedade para com os demais países que se tornavam independentes no continente americano.
b) os EUA se arrogavam o papel de campeões da liberdade americana e se acham no direito de intervir nos demais países americanos.
c) os EUA declarariam guerra a todos os países europeus que já tiveram colônias na América.
d) os estadunidenses convidariam nações europeias, que decodificaram os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade para implantarem seus ideais na América.
e) os EUA atravessariam o Oceano Atlântico e libertariam também nações africanas que, tais como as americanas, eram colônias europeias.

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelafortunato09
0

Resposta:

não entendi, desculpa

Explicação:

se eu entendesse eu te ajudava, mas eu não entendi

Perguntas interessantes