História, perguntado por mical0897, 6 meses atrás

Apesar de você foi lançada em 1970, para driblar a censura, ele afirmou que a música contava a história de uma briga de casal, cuja esposa era muito autoritária. Mas ela está relacionada a que período: Hoje você é quem manda / Falou, tá falado / Não tem discussão / A minha gente hoje anda / Falando de lado / E olhando pro chão, viu / Você que inventou esse estado / E inventou de inventar / Toda a escuridão /Você que inventou o pecado / Esqueceu-se de inventar / O perdão / Apesar de você / Amanhã há de ser / Outro dia / Eu pergunto a você / Onde vai se esconder / Da enorme euforia/ Como vai proibir / Quando o galo insistir / Em cantar / Água nova brotando / E a gente se amando / Sem parar / Quando chegar o momento / Esse meu sofrimento / Vou cobrar com juros, juro / Todo esse amor reprimido / Esse grito contido / Este samba no escuro

(a)A clara referência ao General Médice e seu patriotismo e censura exacerbada.
(b)A letra crítica o abuso do poder e da violência, as más condições do contexto O educacional e cultural estabelecido pelos militares, aos quais interessava formar brasileiros alienados.
(c)A letra chamava o público a revolta contra o regime ditatorial e ainda fazia fortes provocações ao exército (d)Representava o pedido da população pela anistia ampla, geral e irrestrita, um movimento consolidado no final da década de 70​

Soluções para a tarefa

Respondido por ranielcw7
0

Resposta:

Letra A. A clara referência ao General Médici e seu patriotismo e censura exacerbada.

Explicação:

Composta em 1970 por Chico Buarque, a música "Apesar de Você" foi lançada no mesmo ano em um compacto simples.

No entanto, eram tempos de ditadura, e, devido à forte censura do governo Médici, a canção só pôde ser lançada oficialmente oito anos depois, no final do governo Geisel.

Apesar de Você é uma das faixas mais conhecidas do artista e ironiza a ditadura de forma brilhante, além de ser um clássico da música popular brasileira.

"Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão, não"

Chico já abre a música lembrando que o outro é quem manda, sem possibilidade de discussão. Quando perguntado sobre quem era o você na música, Chico respondeu que era uma mulher muito mandona, muito autoritária.

Era uma época tensa para os brasileiros, com uma forte repressão. Pessoas contrárias ao regime Médici eram torturadas e desaparecidas. Com esse contexto, é claro que o "você", na verdade, eram os responsáveis por trás desse regime duro – especialmente Médici.

Link da Canção: https://youtu.be/LZJ6QGSpVSk

Perguntas interessantes