Mito do olho de hórus
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segundo o mito egípcio, o olho esquerdo representava a lua e o direito, o sol. Nesse sentido, o amuleto passou a simbolizar o olho humano com a visão do falcão, animal característico do deus egípcio Hórus.
Resposta:
Segundo o mito egípcio, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a lua e o direito, o sol. Durante um duelo pouco depois da formação do universo, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto. Como o amuleto não lhe dava plena visão, foi-lhe posta também uma serpente sobre sua cabeça. Após se recuperar, Hórus organizou novas batalhas que o levaram à vitória decisiva sobre Set.
O amuleto, então, passou a representar a união do olho humano com a vista do falcão, animal simbólico de Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra infortúnios do Além.
O Olho esquerdo representa a informação abstrata, controlado pelo lado direito do cérebro, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.
O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.
Uma teoria (ainda hoje propagada na internet) afirma que os egípcios também utilizavam o Olho de Hórus como parte de seu sistema numérico, em pequenos fragmentos. As partes do olho representavam frações, cada parte com seu valor.