mintzberg, ahlstrand e lampel (2010, p. 253) afirmam que a “cultura é essencialmente composta de interpretações de um mundo e das atividades e artefatos que refletem as mesmas”. avançando, os autores explicam que, “além da cognição, essas interpretações são compartilhadas coletivamente, em um processo social. não há culturas particulares. algumas atividades podem ser individuais, mas sua importância é coletiva”. (mintzberg; ahlstrand; lampel (2010, p. 253). dessa forma, percebemos que a escola cultural se baseia em um método enraizado na força igualitária da cultura organizacional, preocupando-se com a extensão da cultura na manutenção da estabilidade estratégica. mintzberg, ahlstrand e lampel (2010, p. 257-260) descrevem que existem cinco pontos na relação cultura-estratégia: estilo de tomada de decisões; resistência a mudanças estratégicas; superar a analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada à choque de culturas:
Soluções para a tarefa
Restante da Questão.
A Dizem que as empresas bem-sucedidas (ou “excelentes”) são “dominadas” por valores-chave, como atendimento, qualidade e inovação, os quais, por sua vez, propiciam vantagem competitiva.
B Um compromisso comum com as crenças encoraja a coerência no comportamento de uma organização, desencorajando mudanças na estratégia.
C A cultura influencia o estilo de pensar favorecido em uma organização, assim como seu uso de análise; portanto, influencia o processo de formação de estratégia.
D Tem sido usado, por exemplo, para explicar por que a onda de fusões dos anos 1980 não correspondeu às expectativas.
E Lorsch sugere que os altos executivos devem aceitar, como parte principal da cultura da empresa, a importância da flexibilidade e da inovação, e propôs uma série de formas para fazer isso, inclusive a nomeação de um “Alto Executivo Sem Cargo”, cujo papel é levantar questões, contestar crenças e sugerir novas ideias: o uso de diretores externos para “elaborar perguntas importantes a respeito da adequação dessas crenças em tempos de mudanças”.
Letra A (correta).
O choque de culturas, que ocorre desde os anos 80 com as sucessivas fusões de empresas, tem sido estimulado pelo processo de globalização, assim como a quebra dos velhos paradigmas.
Diante disso, as empresas com maior capacidade de adaptabilidade a este novo mercado, tem sido capazes de operar de maneira mais eficiente, perpassando os choques culturais, no sentido de manter a qualidade de serviços e produtos a serem oferecidos para a sociedade.
Resposta:
D
Explicação:
A resposta correta é a letra D, conforme rota da aula 06.
Choque de culturas: As estratégias de fusões, aquisições e joint ventures têm sido examinadas do ponto de vista do confronto de diferentes culturas. Esse “choque de culturas” tem sido usado, por exemplo, para explicar por que a onda de fusões dos anos 1980 não correspondeu às expectativas. Embora a combinação de duas empresas faça sentido do ponto de vista Pró-reitoria de EaD e CCDD 15 “racional” do produto ou do mercado, as diferenças culturais menos evidentes podem servir para desfazer a união. A cultura única que molda cada organização garante que essas estratégias sempre serão problemáticas.