Millôr Fernandes, falando sobre o hábito de fumar, disse: “Enorme percentual de fumantes disposto a continuar fumando, apesar de ameaças de câncer, enfisemas e outras qu*zíli*s. O fumo é realmente um vício idi*ta. Mas os fum*ntes que persistem em fumar têm um vício ainda mais idi*ta – a liberdade. Provando que nem só de pão, e de saúde, vive o ser humano. Além do fumo ele aspira também gastar a vida como bem entende. Arruinando determinadamente seu c*rpo – um ato de louc*ra – o fum*nte ultrapassa a pura e simples animalidade da sobrevivência sem graça. Em tempo; eu não f*mo”. (Definitivo, L&PM editores, Porto Alegre, 1994) Uma das marcas de textualidade é a chamada “intertextualidade”, ou seja, a presença de outros textos; a passagem abaixo em que se alude a outro texto é:
a) “Enorme percentual de fum*ntes disposto a continuar fum*ndo, apesar de ameaças de câncer, enfisemas e outras qu*zíli*s.”
b) “Além do fumo ele aspira também gastar a vida como bem entende”
c) “Provando que nem só de pão, e de saúde, vive o ser humano”
d) “Mas os fumantes que persistem em fumar têm um vício ainda mais idi*ta – a liberdade”
e) “O fumo é realmente um vício idi*ta”
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) “Provando que nem só de pão, e de saúde, vive o ser humano”
Pode-se afirmar que a marca de intertextualidade está presente na frase “Provando que nem só de pão, e de saúde, vive o ser humano”. Portanto, a alternativa correta que deve ser assinalada é a opção C).
O que é intertextualidade?
Pode-se definir intertextualidade como a criação de textos ou artigos utilizando trechos e frases de outra obra escrita. Importante ressaltar que, nesse caso, não deve ser considerado plágio pois se utiliza essa ferramenta de forma que o leitor interprete claramente a "citação externa".
No caso do exercício, a frase em questão faz uma referência a passagem bíblica (João 6:57,58) que afirma que "Nem só de pão vive o homem."
Saiba mais sobre Intertextualidade em: brainly.com.br/tarefa/24816358
#SPJ2