migrar corresponde à mobilidade espacial da população, ou seja, é o ato de trocar de país, estado, região, ou até mesmo de domicílio. a migração internacional consiste na mudança de moradia com destino a outro país. tal ocorrência vem sendo promovida ao longo de muitos anos, a exemplo disso cita-se a migração forçada de africanos no intento de realizarem trabalhos escravos em outros continentes. a partir daí, esses fluxos migratórios internacionais têm se intensificado cada vez mais nas últimas décadas. leia as afirmativas abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um país que vê partir a sua população sofre demograficamente com isso, uma vez que perde efectivos populacionais, ou seja, há uma diminuição da sua população absoluta e da densidade populacional. Além disso, como quem parte são principalmente os jovens e sobretudo do género masculino, isso acentua o envelhecimento da população e um desequilíbrio social entre os sexos, pela predominância de população mulheres e idosos. Consequentemente, como a população de torna mais idosa e que já não está em idade de procriar, há uma diminuição da taxa de natalidade, um aumento da taxa de mortalidade e ainda uma diminuição da taxa de crescimento natural.
Economicamente falando, a perda de jovens traduz-se também numa diminuição da população activa que pode ocasionar igualmente a estagnação da economia, uma vez que há falta de mão-de-obra para trabalhar em certos sectores de actividade, por exemplo, nos campos ou no comércio. Em contrapartida há uma redução do desemprego porque há mais postos de trabalho vagos. Uma outra coisa boa é que a economia de um país fortalece-se com a entrada de remessas ou divisas enviadas pelos emigrantes.
Resposta:
1-c: todas estão corretas
2-a: O processo de migração pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida.
Explicação:
fiz no class