MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
O trabalho de base, realizado durante a Idade de Ouro da Microbiologia, forneceu as bases para várias descobertas monumentais do século XX. Novos ramos da microbiologia foram desenvolvidos, incluindo a imunologia e a virologia. A imunologia, o estudo da imunidade, tem seu início correlacionado, na cultura ocidental, com a primeira vacina desenvolvida por Jenner, em 1796. Desde então, o conhecimento sobre o sistema imune tem sido acumulado sem parar e expandido rapidamente a partir do século XX.
A imunologia é uma ciência linda que nos mostra o quão orquestrado é o nosso organismo e como é importante a manutenção desse equilíbrio para que toda a nossa fisiologia se mantenha estável e colaborando para o nosso bem-estar.
Analise as afirmativas a seguir:
I- O sistema de defesa do nosso corpo age contra os agentes estranhos chamados anorexígenos.
II- Os diferentes processos imunológicos que permitiram o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e a prevenção para doenças até então sem solução, como alergias, doenças autoimunes.
III- O conhecimento obtido em anos de imunologia tem proporcionado o desenvolvimento acelerado da autoimunidade, das alergias e até mesmo do câncer.
IV- Os quatro principais aspectos da imunidade são imunidade inata, adquirida, celular e humoral.
Agora assinale a alternativa que representa a resposta correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. Correto.
A imunidade adaptativa tem a importante função de defesa do hospedeiro contra infecções microbianas, mas as respostas imunológicas também são capazes de produzir lesão tecidual e doenças. Os distúrbios causados por respostas imunes são chamados de hipersensibilidade. Este termo surgiu da definição clínica de imunidade como uma sensibilidade, baseando-se na observação de que um indivíduo que tenha sido exposto a um antígeno exibe uma reação detectável, ou torna-se sensível, a encontros subsequentes com esse antígeno. Em geral, as respostas imunes erradicam os organismos infectantes sem provocar graves lesões aos tecidos do hospedeiro. No entanto, essas respostas são, algumas vezes, controladas de maneira inadequada, inapropriadamente direcionadas aos tecidos do hospedeiro ou desencadeadas por microrganismos comensais ou antígenos ambientais, os quais geralmente são inofensivos. Nestas situações, a resposta imune, normalmente benéfica, torna-se a causa da doença. As hipersensibilidades são geralmente classificadas de acordo com o tipo de resposta imune e o mecanismo efetor responsável pela lesão celular e tecidual.
As alergias podem ser um tipo de reação de hipersensibilidade do nosso organismo. Essas reações podem se desenvolver ao longo da resposta imune humoral ou mediada por células. As reações que se iniciam por anticorpos ou pelo complexo antígeno-anticorpo
Escolha uma:
a. são chamadas de hipersensibilidade expositiva.
b. são chamadas de hipersensibilidade tardia.
c. são chamadas de hipersensibilidade imediata. Correto
d. são chamadas de hipersensibilidade inata.
e. são chamadas de hipersensibilidade imune.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
são chamadas de hipersensibilidade imediata
Respondido por
2
Resposta:
Correta são 2 e 4.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás