Pedagogia, perguntado por alunoun, 1 ano atrás

Michael Young argumenta que não há contradição entre idéias de democracia e justiça social e o compromisso da escola com a aquisição de conhecimento. Qual o fundamento desse posicionamento de Michael Young?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que;


Partindo de uma perspectiva social vemos que Michel Young acredita que a escola atua como um mecanismo, ou melhor, um braço do Estado que instrui os indivíduos e os prepara para o trabalho na sociedade.

Deste modo, ele visa defender a elaboração curricular que os alunos tem ao seu dispôr deve ser reavaliada, visto que,  os alunos precisam saber sobre temas importantes que não ão encontrados lá, que vão desde assuntos políticos importantes e técnicos para execução no espaço social.


Espero ter ajudado:

Um abraço.

Respondido por josemariafs
3

2) Michael Young (Reino Unido) e Michael Apple (Estados Unidos) são considerados expoentes no que se refere às inovações e às reflexões propostas pela Nova Sociologia da Educação. Ambos os autores passaram a destinar importante atenção aos currículos, desmistificando a ideia de que esse documento oficial corresponderia apenas a um conjunto de conteúdos e temas a serem ensinados, aos alunos, na escola. Nesse sentido, é possível afirmar que:

Resposta:  e)Os autores questionaram a ideia, até então hegemônica, de que os conhecimentos escolares eram neutros ou desinteressados, e procuraram refletir acerca das relações entre poder, ideologia, economia, saber e as classes dominantes.

Explicação:  RESPOSTA CORRETA

Young e Apple lançaram mão de reflexões que visaram romper com a ideia de que todo conhecimento escolar era revestido de neutralidade. A ideia central desses autores foi mostrar que em toda forma de produção de conhecimento estão implícitas relações ideológicas e de poder que impactam a construção da cultura escolar. Com isso, os autores defendem que o conhecimento deve ser acessível a todo ser humano e em nenhum momento mencionam as existências de pessoas aptas ou privilegiadas a obterem conhecimento. Os currículos são documentos fundamentais para a organização e o desenvolvimento da escola, porém a seleção dos conteúdos não é natural, e sim social.

Perguntas interessantes