Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?
Compositores: Claudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal – G.R.E.S. Paraiso do Tuiuti (2018)
Irmão de olho claro ou da Guiné
Qual será o seu valor? Pobre artigo de mercado
Senhor, eu não tenho a sua fé, e nem tenho a sua cor
Tenho sangue avermelhado
O mesmo que escorre da ferida
Mostra que a vida se lamenta por nós dois
Mas falta em seu peito um coração
Ao me dar a escravidão e um prato de feijão com arroz
Eu fui mandinga, cambinda, haussá
Fui um Rei Egbá preso na corrente
Sofri nos braços de um capataz
Morri nos canaviais onde se plantava gente
Ê, Calunga, ê! Ê, Calunga!
Preto Velho me contou, Preto Velho me contou
Onde mora a Senhora Liberdade
Não tem ferro nem feitor
Amparo do Rosário ao negro Benedito
Um grito feito pele do tambor
Deu no noticiário, com lágrimas escrito
Um rito, uma luta, um homem de cor
E assim, quando a lei foi assinada
Uma lua atordoada assistiu fogos no céu
Áurea feito o ouro da bandeira
Fui rezar na cachoeira contra a bondade cruel
Meu Deus! Meu Deus!
Se eu chorar, não leve a mal
Pela luz do candeeiro
Liberte o cativeiro social
Não sou escravo de nenhum senhor
Meu Paraíso é meu bastião
Meu Tuiuti, o quilombo da favela
É sentinela na libertação
Sobre o processo do fim da escravidão e o período pós-abolição no Brasil, é correto afirmar que: *
a) no começo do século XX, depois da abolição, as elites e os poderes públicos passaram a combater hábitos e costumes da população afrodescendente brasileira, transformando, por exemplo, a capoeira e as práticas religiosas africanas em ações criminosas.
b) o governo imperial, em processo de abolição gradual com a aprovação de leis como a do Ventre Livre (1871) e a dos Sexagenários (1885), já havia conseguido que 95% dos cativos gozassem de liberdade quando foi assinada a Lei Áurea (1888).
c) apesar de ter sua história marcada por séculos de escravidão, o Brasil é reconhecido internacionalmente como um país de “democracia racial”, fruto de um longo processo de investimento em políticas etnicorraciais de combate ao racismo.
d) a partir da Lei Eusébio de Queirós (1850) e com o incentivo governamental à imigração europeia, o preço médio de um cativo despencou pela falta de interesse por esse tipo de mão de obra.
e) a igualdade política garantida pela Constituição de 1891 fez com que muitos negros ascendessem a cargos eletivos, ajudando na construção de políticas de inclusão social como a de distribuição de terras e a de expansão da escolarização aos ex-escravizados.
Soluções para a tarefa
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meu deus tá bom hmmm peraperapera não tem ? então não tem que respomder
murilosouza53:
né
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Resposta:
a resosta correta é a letra D
Explicação:
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