[...] Mesmo depois de abolida a escravidão // negra é a mão de quem faz a limpeza // lavando a roupa encardida, esfregando o chão // negra é a mão, é a mão da pureza // negra é a vida consumida ao pé do fogão // negra é a mão nos preparando a mesa // limpando as manchas do mundo com água e sabão [...]
GIL, Gilberto. A mão da limpeza.
2. (Unimontes-MG – 2014) As ações desempenhas pelos negros, nos versos dessa canção, tornaram-se comuns no Brasil, entre outras coisas, porque: *
1 ponto
a) A Lei Áurea previa que, aos alforriados, seria garantido com exclusividade o exercício de profissões que demandassem habilidade manual, em face do desinteresse dos negros pela ciência;
b) A abolição da escravidão se fez sem uma preocupação política de garantir ao povo negro acesso à cidadania plena e sem a garantia de condições para a conquista da igualdade intelectual;
c) Estudos antropológicos de grandes universidades demonstraram que a habilidade manual era inerente ao povo negro ou mesmo criolo e mestiço, nascido no Brasil.
d) As atividades intelectuais, consideradas supérfluas em fins do século XIX, foram relegas a um plano secundário pelo Estado e pela sociedade em todos os níveis, limitando, igualmente, a ascensão de negros, mestiços e brancos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta é a de letra “B”. O processo de abolição da escravidão no Brasil foi feito sem preocupações com o futuro dos libertados que ficaram abandonados à própria sorte e tiveram que se submeterem a cargos baixos da sociedade.
Apesar de abolida a escravidão, o governo são se preocupou em maneiras de socializar os recém escravos, portanto, a resposta correta é letra B.
A abolição da escravidão infelizmente não foi totalmente "liberatória" para os negros, eles foram libertados do trabalho escravo e de todas as privações que sofriam, no entanto, isso não foi muito concretizado pois eles não eram aceitos no meio social.
Pelo fato do preconceito alto contra os recém escravos estava muito presente na época pós lei áurea e os ex-escravos não conseguirem se inserir na sociedade muitos, por escolha própria, continuavam trabalhando para seus patrões.
O governo não preparou um plano de inserção deles na sociedade e muito menos se preocupou em conscientizar a sociedade sobre todas as novas mudanças.
Nisso, os negros não tinham acesso igualitário aos privilégios da "liberdade".
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/24224531