História, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

MERCANTILISMO

É um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o
final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os
estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia. Consistiu em uma série de medidas
com a intenção de unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados Nacionais.
O mercantilismo tem como características:
* Intervenção do Estado
* Balança comercial favorável
* Pacto colonial
* Monopólio
* Metalismo
* Protecionismo
* Busca por novos mercados

QUESTÕES:

1- Qual o período da história em que se desenvolveu o mercantilismo?

2- Como se caracterizou o mercantilismo?

3- Encontre o significado das seguintes palavras:
a) Protecionismo
b) Metalismo
c) Monopólio

4- Cite 3 características do mercantilismo

Soluções para a tarefa

Respondido por ArthurAkinori
3

1 - Entre o século XVI e XVIII com o início das Grandes Navegações

2 - Foram práticas econômicas que deram origem mais tarde ao capitalismo e que transitaram várias "nações" do feudalismo para Estados-modernos.

3 -

a) Protecionismo era a prática de pouco importar e muito exportar para a conservação do patrimônio financeiro do Estado-monerno e fortalecer o comércio interno

b) Metalismo era a valorização dos metais (ouro e prata) como riqueza de um Estado-monerno

c) Monopólio é o controle de um mercado, negócio ou produto por parte de uma empresa sozinha, eliminando a concorrência e colocando o preço a sua vontade.

Respondido por jhenikarine16
3
1 - entre o século XV e o século XVIII

2 - são práticas econômicas que são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

3 - a) “Protecionismo” pode ser definido como um conjunto de ações governamentais para proteger a economia de seu país. Tais ações são feitas, na maioria das vezes, por medidas que restringem ou proíbem importações de determinados bens, visando proteger o mercado interno da concorrência externa.

b) “Metalismo” é um princípio que foi utilizado a partir do século XV, inicialmente como medida da riqueza de uma nação. A exploração de metais preciosos no período colonial favoreceu o surgimento desse sistema econômico.

c) “monopólio” é uma palavra derivada do grego monos, que significa “um”, e polein que significa “vender”. Nesse tipo de estrutura, uma única empresa tem o controle sobre a venda de um determinado produto ou serviço, podendo, assim, definir os preços que desejar, uma vez que não existe concorrência.

4 - O mercantilismo foi um conjunto de práticas aplicado pelas nações europeias de diferentes maneiras. Essa variação nas formas de se praticar o mercantilismo ocorreu de acordo com os interesses e com a realidade de cada país. De toda forma, as principais características que definiram o mercantilismo foram:
* Metalismo: também conhecido como bulionismo, esse princípio consistia em defender a acumulação de metais preciosos como principal forma de obtenção de riquezas. Esse conceito foi utilizado principalmente na Espanha, durante o reinado dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Essa prática coincidiu exatamente com o período em que os espanhóis traziam enorme quantidade de metais preciosos de suas colônias da América.
* Colbertismo: é visto, em partes, como o oposto do metalismo praticado pelos espanhóis. Essa prática foi adotada pelos franceses por influência de Jean-Baptiste Colbert e ficou caracterizada pelo incentivo ao desenvolvimento manufatureiro como forma de atrair moeda estrangeira e, consequentemente, riqueza. Defendia também uma política de limitação de gastos internos.
* Balança comercial favorável: essa teoria defendia que a soma das transições comerciais de um Estado deveria ser positiva, ou seja, o volume de mercadorias vendidas deveria ser superior ao volume de mercadorias compradas.
* Outros pontos importantes a serem considerados sobre o mercantilismo: incentivo ao desenvolvimento manufatureiro, incentivo à construção de embarcações (base para a expansão comercial na época), protecionismo alfandegário (imposição de impostos sobre mercadorias estrangeiras).
Perguntas interessantes