História, perguntado por flaviaflaros, 10 meses atrás

mercado financeiro internacional  é composto por: agente dos mercados de capitais; instituições financeiras públicas e privadas, Fundo Monetário Internacional; órgãos normatizadores e fiscalizadores; instituições de fomento ao desenvolvimento comercial. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ashilleyfernandes8
1

Resposta: Mercado financeiro é, por definição, um ambiente de compra e venda de valores mobiliários (ações, opções, títulos), câmbio (moedas estrangeiras) e mercadorias (ouro, produtos agrícolas).

Nessa negociações, estão envolvidas diversas instituições, que facilitam o encontro entre agentes e regulam e fiscalizam as transações.

No mercado financeiro, o investidor é aquele que dispõe de dinheiro sobrando e que deseja multiplicá-lo.

Os caminhos para isso são diversos, mas partem da mesma premissa: a verba é destinada a uma aplicação que oferece valorização de acordo com diretrizes acordadas entre as partes.

Na renda fixa, por exemplo, o investidor pode projetar o rendimento na hora do investimento: ele saberá se o dinheiro vai se valorizar de forma prefixada, com um juro anual definido, pós-fixada, atrelada a um indicador, ou híbrida, pagando um juros fixo mais a variação de um índice de preços.

Já na renda variável, por outro lado, não há uma garantia de retorno. Um investimento em ações de uma empresa na bolsa de valores pode se valorizar ou desvalorizar, dependendo do interesse do mercado.

Mas se por um lado há investidores, o que há na outra ponta do mercado financeiro? Os tomadores de recursos. Eles são as empresas, instituições ou pessoas que querem captar dinheiro para diversos fins, como pagamento de dívidas, financiamento de maquinário, entre outros.

O mercado financeiro permite o devido fluxo da economia.

Perguntas interessantes