Menciona-se que a criminalidade é um constante fenômeno na sociedade e capaz de se manifestar em todos os indivíduos, contudo, de diferentes formas. É necessário ressaltar a existência de uma criminalidade que é neuroticamente condicionada, de forma que é possível perceber a existência de determinados processos neuróticos que podem flexibilizar a dependência do ego em relação ao superego, ou que podem até iludir no que diz respeito aos seus reais motivos (SERRA, 2015).
SERRA, C. E. S. A perspectiva psicanalítica do crime e da sociedade punitiva. Revista Liberdades, São Paulo, n. 18, jan.-abr., 2015.
A respeito das espécies de criminalidade para a Psicanálise, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.
(....) O delito-sintoma também chamado de delito-obsessão, é aquele em que o ato aparece de maneira incompreensível e irresistível na consciência.
(....) O crime que é provocado por mecanismos patológicos de sofrimento, tanto de sofrimento real como de sofrimento imaginado é aquele em que o agente projeta sobre a vítima, por meio de um processo psicótico, seus instintos recalcados.
(....) O crime “legitimado” por racionalizações se manifesta pelo desejo inconsciente de punição, não somente pelo crime, mas pela culpa proveniente dos desejos proibidos em geral.
(....) O crime por sentimento de culpa se trata da situação em que se invoca algum tipo de razão aceitável para a prática do ato, o que faz com que o ego se desvie da vigilância do superego.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
F, V, F, V.
V, V, V, F.
V, V, F, F.
F, V, F, F.
F, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
V, V, F, F.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás