Biologia, perguntado por bfghgh55, 1 ano atrás

me fale acerca dos principais minerais e minerios existentes no planeta terra,inclua em seu textoinformações como caracteristicas importancia funções e usos bem como se for o cas problemas ambientais associados à sua extração na natureza



me ajudem pfvr!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por juliane6824
1

Os minerais são compostos químicos inorgânicos formados naturalmente e que apresentam uma estrutura molecular bem definida. Eles podem ser formados na Terra ou surgir no planeta através de meteoritos e demais corpos espacias não terrestres.

Minerais metálicos: como o nome sugere, são aqueles compostos por elementos químicos metálicos. Costumam ser bons condutores de eletricidade. Exemplos: alumínio, ferro, cobre etc.

Minerais não metálicos: são aqueles não compostos por elementos químicos metálicos, tais como diamante, calcário e areia.

O estudo dos minerais é complexo. A observação de suas características obedece a alguns diferentes critérios, a saber:

1) Cristalização: corresponde à forma geométrica tridimensional do mineral.

2) Cor: corresponde à coloração externa do mineral, com os comprimentos de ondas absorvidos pela sua composição química.

3) Transparência: capacidade dos minerais de absorverem ou não a luz, podendo ser divididos em translúcidos e opacos.

4) Brilho: quantidade de luz refletida pelo mineral.

5) Dureza: é a capacidade do mineral em riscar e não ser riscado.

6) Traço: a cor do pó do mineral.

7) Fratura: é a superfície irregular do mineral resultante de sua quebra.

8) Densidade: é a quantidade de vezes que um mineral é mais pesado do que um volume igual de água.

9) Clivagem: nível de ruptura dos minerais em superfície plana ou regular.

10) Propriedades eletromagnéticas: capacidade dos minerais de conduzirem ou não corrente elétrica e sua capacidade de relacionar-se ao magnetismo, entre algumas outras propriedades de nível semelhante.

*Os impactos ambientais da mineração são diversos e apresentam-se em diversas escalas: desde problemas locais específicos até alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grandes proporções. Portanto, conhecer esses problemas causados e a minimização de seus efeitos é de grande necessidade para garantir a preservação dos ambientes naturais.

Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração, podemos destacar:

Remoção da vegetação em todas as áreas de extração;

Poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios;

Contaminação dos solos por elementos tóxicos;

Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras;

Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);

Poluição do ar a partir da queima ao ar livre de mercúrio (muito utilizado na extração de vários tipos de minérios);

Mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas;

Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral;

Poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações, embora a legislação vigente limite a extração mineral em áreas urbanas atualmente;

Contaminação de águas superficiais (doce e salgada) pelo vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes, tais como o petróleo.

----------------------------------------------

Minério é um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração).[1] Pode ser uma rocha, sedimento ou solo. O minério é constituído de minerais de minério (ou minerais de interesse econômico) e ganga (ou minerais que não possuem interesse econômico).

Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem econômica são chamados de minerais de minério. Os minerais de minério mais comuns ocorrem como óxidos, sulfetos, silicatos, haletos ou como metais nativos como, por exemplo, o cobre, a prata e o ouro.

Por exemplo, o principal minério de ferro são as formações ferríferas bandadas que são rochas sedimentares essencialmente constituídas de camadas de hematita (Fe2O3) e/ou magnetita (Fe3O4) alternadas com cherte. Neste caso, a hematita e a magnetita são minerais de minério e o cherte é a ganga.

Os corpos de minérios (depósitos minerais) são economicamente aproveitáveis pois possuem concentração (ou teor) muito acima da média da crosta terrestre. Estas concentrações anômalas são formadas por uma variedade de processos geológicos e a área de conhecimento da geologia que estuda os processos envolvidos na formação de um minério (ou gênese de depósitos minerais) é chamada de geologia econômica.

Perguntas interessantes