História, perguntado por melanie892, 1 ano atrás

Me expliquem sobre a crise e o estadp neoliberal é pra amanha por favor me ajudem
marco como melhor resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por Alessandrabp
1
Na década de 70, ocorreu uma crise no petróleo, nos Estados Unidos, onde atingiu mercados mundiais. Surgiu, desta forma, críticas para o Estado, que foi declarado ineficaz para resolver os problemas na economia, para os críticos, o mercado deveria ser livre para resolução de problemas.

            Nasce então na década de 80 o Neoliberalismo, Neo, porque eles lutavam para uma diminuição do poder do estado, que tomou posse da economia após a quebra da bolsa de valores de 1929, um marco histórico.

            O pai da ideia do neoliberalismo foi Friedrich von Hayek, que assinalava que os mercados deveriam ser livres, o termo usado na época era “Estado mínimo” pois demonstrava o verdadeiro interesse dos agentes que são consumidores, vendedores. O dever do Estado era fazer apenas com que os contratos e os mercados atuassem livremente, pois o mercado por si só conseguiria se manter e resolver os problemas.

            Um problema que o neoliberalismo pode trazer é a crise de 2008, por exemplo, onde a confiança no mercado era tão grande que ele mesmo poderia resolver os problemas que pudessem surgir, mas a crise deu-se justamente porque algumas empresas decidiram se beneficiar mais que outros, ou seja, maquiaram contratos para benefício próprio.

            Por exemplo, o mercado imobiliário, em 2008 nos Estados Unidos, era muito bem visto, ou seja, se você quisesse comprar uma casa, o banco lhe dava o empréstimo, ocorreu então que o banco emprestava o dinheiro, mas o dinheiro não voltado, pois muitas pessoas não pagavam, o que gerou que muito dinheiro saia, mas pouco dinheiro voltava, e o banco, para não se sentir pequeno no mercado, passou a modificar os lucros que geraram com isso, mostravam ter lucros, mas ele não existia e sim prejuízos.

            Passou a acontecer então que os empréstimos não eram mais aceitos, o banco não tinha mais dinheiro para emprestar, então que confiança poderia se dar ao banco (ao mercado) que não pode me dar o dinheiro. Empresas começaram a abrir falência e a fechar, já que não conseguiria financiamento, do outro lado os proprietários de imóveis não tinham dinheiro para pagar e perdiam suas casas.

            A partir daí o mercado, passou a correr atrás do Estado para pedir ajuda, o que fez com que o neoliberalismo perde-se força.

melanie892: muito obrigadaa!!
Perguntas interessantes