Física, perguntado por maycksabbadin439, 1 ano atrás

) Dentre as situações apresentadas a seguir, assinale aquela em que o objeto se encontra em equilíbrio.a) Um satélite em órbita circular ao redor da Terra.b) Uma bola em queda livre para o chão.c) Um carro movendo-se com velocidade constante em uma estrada reta e horizontal.d) Um projétil no ponto mais alto de sua trajetória.

Soluções para a tarefa

Respondido por flaviotheodore
36
Olá!

a) Não está em equilíbrio, pois possui aceleração centrípeta.
b) Não está em equilíbrio, pois existe aceleração da gravidade.
c) Está em equilíbrio, pois não existe força resultante, logo não há aceleração e por essa razão a velocidade é constante.
d) Não está em equilíbrio, pois no ponto mais alto existe a força peso (que é a força resultante), logo existe aceleração.
Respondido por bryanavs
9

A alternativa correta é a Letra c) O carro em movimento retilíneo é um bom exemplo da Inércia.

Vamos aos dados/resoluções:

Dando ênfase que as correções serão com base nos nossos conhecimentos de Mecânica Clássica e de Primeira Lei de Newton, logo:  

Letra a) Incorreta. Isso acontece porque o satélite, ao realizar uma órbita circular ao redor da Terra, estará sempre sob ação da aceleração da gravidade e também, pela trajetória circular do seu movimento, força centrípeta.

Letra b) Incorreta. A bola em queda livre está sob efeito da força da gravidade, a qual acelera essa bola pela aceleração da gravidade do local.

Letra c) Correta. Nesse caso, com aceleração nula, o automóvel estará sob ação de nenhuma força resultante, apenas inércia.

Letra d) Incorreta. No ponto mais alto da trajetória do projétil, a bala estará ainda sendo "puxada" para baixo pela força da gravidade.

Letra e) Incorreta. Isso se desenvolve porque os objetos caem justamente pela força da gravidade, que os atraem para baixo (na direção do solo). Haveria inércia nessa situação caso os objetos ficassem "flutuando" sob a mesa, sem se mexerem.

Perguntas interessantes