Biologia, perguntado por andrey9francaz, 6 meses atrás

ME AJUEM PFV!!


21. (OBJETIVO-SP) O fenótipo de um indivíduo não resulta apenas de seu genótipo. O genótipo e o ambiente interagem para de terminar o fenótipo de um organismo. Variações ambientais como a luz, a temperatura e a nutrição podem afetar a tradução de um genótipo para um fenótipo. Algumas vezes, é possível determinar a proporção de indivíduos em um grupo com um dado genótipo que verdadeiramente apresenta o fenótipo esperado. Essa proporção é chamada de penetrância de um genótipo. Na espécie humana, a característica campodactilia, estado em que um ou mais dedos se apresentam fletidos, é causada por um gene dominante (C) com 75% de penetrância. No cruzamento de um homem heterozigoto para campodactilia com uma mulher normal, a proporção esperada de indivíduos afetados pela anomalia é de:

a) 12,5%.

b) 25%.

c) 37,5%.

d) 50%.

e) 75%.

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
1

A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C. A proporção esperada será de 37,5%.

  • Mas como saber disso ?

É simples, vamos ler o que a questão nos disse. Ela nos disse que na espécie humana, a campodactilia, é causada por um gene dominante (C) com 75% de penetrância. Dito isso, nos diz que de um cruzamento de um homem heterozigoto para essa condição, que se casa com uma mulher normal, nos pergunta a proporção esperada de indivíduos afetados por essa anomalia.

Antes de prosseguirmos, é válido nos lembrar de que se a característica é de caráter dominante, ela será dada por 2 genótipos, são eles :

\begin{cases}Homozigoto~dominante~(representado~por~CC)\\Heterozigoto~(representado~por~Cc)\\\end{cases}

Ao passo que uma pessoa normal, como no caso de uma doença dominante, será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por cc), isso porque qualquer característica de caráter recessivo, para poder se expressar, o alelo recessivo que condiciona a característica recessiva, deve estar na ausência do alelo dominante, que por tabela, vai condicionar a característica dominante.

Sabendo disso, vamos prosseguir com a questão.

  • Vamos anotar o genótipo do casal :

\begin{cases}Homem~heterozigoto\rightarrow~Cc\\Mulher~normal\rightarrow~cc\\\end{cases}

  • Fazendo o cruzamento entre o casal :

           c            c

C         Cc          Cc

c          cc           cc

Desse quadro de Punnett, nós podemos concluir que :

1/2 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Cc) e codificam alguém afetado pela doença.

1/2 (50%) dos genótipos são homozigotos recessivos (cc) e codificam alguém normal.

O que poderia nos levar a marcar como sendo a alternativa correta a letra D. Entretanto, a questão nos disse que essa doença possui uma penetrância de 75%, o que significa que em que 75% das vezes em que um indivíduo possuir um genótipo que codifique a presença da doença, ela será afetada. Portanto, nós temos que calcular quanto vale 75% de 50%. Com uma regra de 3 simples, podemos encontrar o resultado.

50-------100\%\\x--------75\%

  • Meios pelos extremos (multiplica em X) :

100\cdot  x =50\cdot 75

100x=3750

x=\dfrac{375\backslash\!\!\!0}{10\backslash\!\!\!0}

\Large\boxed{\boxed{\boxed{x=37{,}5\%}}}

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:
Perguntas interessantes