ME AJUDEMMMMM POR FAVORRRRR
Fazer uma crônica sobre respeito:
Soluções para a tarefa
Resposta:
ExplicRespeito é bom e eu gosto. Quantas vezes já ouvi essa frase. Reflete bem o que a grande maioria das pessoas espera, que é ser respeitado. Mas o respeito, tão cobiçado e almejado pelas pessoas, tão cobrado e esperado, e que teoricamente deveria funcionar com reciprocidade, na maioria das vezes é unilateral.
Respeito não se ganha, mas se conquista. A maneira que ele é conquistado é o que vai sustentá-lo e substanciá-lo de fato. Existe o respeito de admiração, como o pelos pais, ídolos, heróis e pessoas admiráveis. Existe o respeito imposto, como as leis, as regras e o bem-comum. (E nunca a palavra imposto esteve tão perto de igualar seus significados!). Existe o respeito comprado, como o corporativo, pelos patrões, chefes e celebridades. E existe o respeito puro, que dispensa padrões e definições.
Falar sobre respeito é como falar sobre valores, convenções e cultura. Difícil definir o que deve e não deve ser respeitado, pois cada um pensa de uma maneira.
O respeito como palavra também sofre desse não-padrão, e possui diferentes significados, como citado atrás. Existe uma grande diferença entre “o que nos diz respeito” e “o que nos diz a respeito”. O sentido da palavra muda à medida em que usamos preposições, e causa confusão e más-interpretações.
A grande verdade é que a unilateralidade do respeito incomoda. Muito nos é cobrado a respeito do respeito, mas pouco é respeitado. Respeite os mais velhos. Respeito aos direitos da criança. Respeito às normas de trânsito. Respeite os horários. Respeito às diferenças. Respeito às autoridades. Respeito à vida. Como uma criança pode respeitar aos mais velhos, quando os mais velhos próximos à ela apenas a subjugam, humilham, as chantageiam e as espancam? Como respeitar um criança, se essa criança não foi bem educada e não respeita ninguém? Como respeitar o trânsito, se o trânsito não te respeita, e na sua falta de respeito, as normas são punitivas ao invés de corretivas? Como respeitar os horários, se eles são impostos, e a própria imposição já é uma falta de respeito? Como respeitar as diferenças, quando os diferentes não respeitam a si próprios? Como respeitar as autoridades, se a base de suas ações é te desrespeitar? E por fim, como respeitar a vida, se viver, é basicamente ser desrespeitado de todas as maneiras, e ser obrigado a respeitar tudo, inclusive o que não nos diz respeito?ação:
RESUMIII