Me ajudemmmmm pfv, preciso pra hj
Soluções para a tarefa
gameta:
célula reprodutiva madura, ger. haploide; célula germinativa, genoblasto
gene:
unidade fundamental, física e funcional da hereditariedade, constituída pelo segmento de uma cadeia de ADN responsável por determinar a síntese de uma proteína; cístron
cromossomo:
Os cromossomos são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas
zigoto:
célula resultante da união do gameta masculino ao feminino, em estágio anterior ao da divisão celular
alternancia de geração:
Em botânica chama-se alternância de gerações ao ciclo de vida de muitas plantas e algas que apresentam duas formas multicelulares diferentes para a fase haploide, o gametófito, e para a fase diploide, o esporófito
gametofitos:
indivíduo ou fase haploide que produz gametas nas plantas que apresentam alternância de gerações
esporofitos:
Esporófito é um termo de origem grega que significa estrutura diploide (2n) responsável pela produção de esporos; presente em organismos cujo ciclo de vida possui alternância de gerações. Este tipo de ciclo caracteriza-se por apresentar duas fases, uma haploide (n) e outra diploide (2n).
Resposta:
1. Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Já a reprodução sexuada, é uma forma de reprodução que se realiza por meio da fusão de dois tipos de células reprodutoras especializadas chamadas gâmetas. Nos animais essas células especializadas são o óvulo e o espermatozóide.
2. A) Os gâmetas são células haploides que se formam nas gónadas por meiose.
B) Unidade fundamental, física e funcional da hereditariedade, constituída pelo segmento de uma cadeia de ADN responsável por determinar a síntese de uma proteína; cístron.
C) Estrutura composta de ADN, normalmente associada à proteína e que contém genes arranjados em sequência linear, visível ao microscópio durante a divisão celular.
D) Célula resultante da união do gameta masculino ao feminino, em estágio anterior ao da divisão celular.
E) A alternância de gerações, heteromorfia ou ciclo haplodiplobionte é uma forma de reprodução encontrada em todas as plantas e nos celenterados/cnidários. Nesses organismos ocorre uma reprodução por via assexuada e uma fase sexuada.
F) As plantas, no seu ciclo de vida, apresentam alternância de gerações; a geração haploide chama-se gametófito. O gametófito produz gametas que dão origem ao esporófito, uma planta diplóide multicelular que, por meiose, irá produzir esporos haploides, que darão origem a novos gametófitos.
G) Em botânica, chama-se esporófito a fase diploide das plantas cujo ciclo de vida apresenta alternância de gerações.
3. A) As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes. O esporófito das briófitas é diploide (2n) e é menos desenvolvido e de curta duração.
B) As Pteridófitas são plantas vasculares que não possuem sementes. - Cormo composto por raiz, caule e folhas; - São traqueófitas, ou seja, possuem um sistema de condução que transporta a seiva das raízes até as folhas.
C) As gimnospermas compreendem um grupo de plantas que se caracteriza pela presença de vasos condutores de seiva (xilema e floema) e sementes. Uma das características mais marcantes desse grupo de plantas é ausência de uma proteção da semente, ou seja, elas não possuem um fruto envolvendo essa estrutura.
D) As angiospermas são plantas que possuem sementes protegidas por frutos. Estas plantas também apresentam flores. A presença de flores e frutos é fundamental para o desenvolvimento das angiospermas. As flores possuem cores vivas, néctar e cheiros que atraem pássaros e insetos que vão ajudar no processo de polinização.