Biologia, perguntado por noletodenise981, 6 meses atrás

me ajudemmmm aiii!!!!✨​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por longuinigiovan5
2

Resposta:               Olá, vim para te ajudar!❤

Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante.

Energia mecânica

A energia mecânica é um dos tipos de energia que está associada à capacidade de produção de trabalho. Quando relacionado ao movimento é denominado de energia cinética e quando correlacionada à energia armazenada em um corpo em determinada posição, então é classificado como potencial.  

Energia cinética

Qualquer tipo de corpo em movimento consegue realizar trabalho e produzir energia cinética. Desta forma, essa energia está relacionada à massa e a velocidade do corpo em movimento. A quantidade de energia cinética presente em um objeto pode ser calculada pela fórmula seguinte:

Ec = mv² / 2

Onde,

Ec: energia cinética, dada em Joule (j);

m: massa do corpo;

v: velocidade do movimento, dada em m/s.

Energia potencial

É a capacidade que determinado corpo tem de realizar trabalho a partir do momento em que for provocado. Uma bola, por exemplo, realiza movimento para baixo quando alguém a solta e deixa cair.  

Essa energia pode ainda ser dividida em:

• Gravitacional: energia de um objeto que está sofrendo influência da gravidade. Um bloco suspenso por um fio, por exemplo.  

• Elástica: está relacionada com força que uma mola realiza sobre um objeto. Assim, a energia potencial elástica é aquela armazenada por meio da deformação de uma mola.

Energia térmica

É a forma de energia que está relacionada com a temperatura e calor. Quanto maior for a temperatura de um objeto, maior será também sua energia térmica. O ferro de passar, por exemplo, transforma energia elétrica em energia térmica e assim é possível desamassar as roupas.  

Segundo a termodinâmica (área de pesquisa que estuda essa energia), quando dois corpos de temperaturas diferentes estão próximos, a tendência é que a temperatura se igualem depois de transcorrido certo tempo. Dois tipos de usinas que transformam esse tipo de energia são a termoelétricas e a solar.  

Energia elétrica

A energia elétrica é um dos tipos de energia mais utilizadas no mundo atualmente. Ela é a base do sistema produtivo e capaz de gerar a eletricidade que abastece as casas, ruas e comércios. A maior parte dessa energia é gerada em usinas hidrelétrica e termoelétrica.  

A energia elétrica é criada tanto por meio de transformações químicas quanto por mecânicas. Ela é modificada por meio de geradores e transportada em uma complexa rede de transmissão de alta potência que faz a eletricidade chegar ao usuário final.  

Energia química

É a forma de energia armazenada nas ligações químicas do átomo de uma matéria. Para que ocorra esse tipo de energia é necessário que a matéria passe por uma interferência muito forte. As pilhas, lâmpadas e automóveis são bons exemplos dessa energia. Em todos os casos, ela é transformada em outro tipo. Na lâmpada e pilha torna-se elétrica e no veículo em cinética.

Energia radiante

Energia radiante é um dos tipos de energia menos conhecida, apesar de ser parte do dia a dia. É classificada como a radiação eletromagnética que se propaga em todas as direções a partir de uma fonte. Ela aparece em forma de luz, calor ou raios e pode atravessar objetos e até espaços vazios. As ondas eletromagnéticas se movimentam no vácuo a uma velocidade de 300.000 km/s. Nos meios matérias, entretanto, elas se propagam de maneira mais lenta.  

Tipos de energia renováveis  

Como atualmente existe a tendência de produção de energia renovável, outros tipos de energia têm sido explorados para que sejam transformadas em energia elétrica. Conheça três delas abaixo:

• Solar: é a energia gerada por meio da luz do sol e do calor produzido por ele. Existem diversas tecnologias para o aproveitamento dessa fonte, alguns exemplos são a do aquecimento solar, fotovoltaica, heliotérmica e arquitetura solar. O Brasil tem desenvolvido projetos com esse tipo de energia;

• Eólica: é a captação do movimento dos ventos para que sejam transformados em energia. Para isso, uma enorme torre com três hélices é instalada em terrenos para captar e transformar energia cinética em elétrica. O nordeste brasileiro se destaca no cenário internacional com esse tipo de energia.  

• Geotérmica: é a energia presente no interior da Terra. Ela é aproveitada por meio das águas termais e do vapor gerado em algumas regiões terrestres.  

                   Espero ter ajudado!❤ Bons estudos!❤

Explicação:


noletodenise981: Obgdaa
Respondido por katiac2499
0

Resposta:

1) Energia Eólica: Trata-se da energia produzida a partir da força do vento. Embora seja um recurso energético inesgotável, quase nenhuma região do mundo têm uma quantidade de ventos suficiente para que possa gerar energia exclusivamente sob essa forma.

No Brasil temos os seguintes parques eólicos:  Parque Eólico de Osório (RS), Complexo Eólico Desenvix Bahia (BA), Parque Eólico Sangradouro (RS), Parque eólico Elebrás Cidreira 1 (RS), Parque Eólico Enacel (CE), Parque Eólico Giruá (RS), Parque Eólico Beberibe (CE), Parque Eólico Cabeço Preto (RN), Parque Eólico Lanchina (RN), Complexo Eólico Calango (RN), Parque Eólico Volta de Rio (CE), Parque Eólico Bons Ventos (CE), Parque Eólico de Praia Formosa (CE), Parque Eólico de Gargaú (RJ);

2) Energia Hidrelétrica: Essa é a principal forma de energia utilizada no Brasil. Trata-se do aproveitamento da água dos rios para movimentar poderosas turbinas geradoras de eletricidade. A relação custo-benefício dessa modalidade é uma das melhores, mas nem todos os países têm a geografia necessária para se aproveitar esta modalidade. O impacto ambiental nas áreas de implantação pode ser alto, por isso é preciso uma série de estudos antes da construção de uma usina hidrelétrica.

Hidrelétrica Itaipu Binacional fica na fronteira entre o estado do Paraná (PR) e o país Paraguai;

3) Energia Solar: Trata-se da energia produzida a partir da força do vento. Embora seja um recurso energético inesgotável, quase nenhuma região do mundo têm uma quantidade de ventos suficiente para que possa gerar energia exclusivamente sob essa forma. O grande problema fica por conta do alto custo dos recursos necessários para a implantação de uma usina eólica. Em contrapartida, os impactos ambientais são baixos.

O grupo italiano, Enel, divulgou recentemente o início da operação de dois parques de geração de energia solar no Brasil. Os projetos são Ituverava (254 MW), na Bahia, e Nova Olinda (292 MW), no Piauí;

4) Energia Nuclear: Também conhecida como energia atômica, a energia nuclear é obtida por meio da fissão nuclear de materiais radioativos, como o urânio-235. Embora sejam menos poluentes do que as usinas que utilizam combustíveis fósseis, os ambientalistas têm muita preocupação com os eventuais acidentes que podem ser causados em função do uso dessa tecnologia.

Central Nuclear em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Chamadas de Angra 1 e Angra 2, as usinas são responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no país.  

Explicação:

Perguntas interessantes