ME AJUDEM!
(UERJ) O esquema abaixo representa o mecanismo de biossíntese proteica em um trecho de DNA de uma célula eucariota. Observe que sua hélice inferior será transcrita e que as bases nitrogenadas, em destaque, compõem um íntron, a ser removido no processamento do pró-RNAm.
Identifique a sequência de bases que irá formar o trecho de RNA mensageiro a ser traduzido em proteínas e determine o número de aminoácidos a serem introduzidos na proteína nascente.
Soluções para a tarefa
A sequencia de bases do RNA mensageiro será: GCU UAA CGG.
A transcrição é feita por uma fita de RNA mensageiro, que se fixa a uma fita de DNA, que foi devidamente preparado pelas enzimas responsáveis.
Essa fita de RNA irá se moldar de forma a complementar o DNA, levando essa cópia para ser analisada pelo RNA transportador, que irá trazer as enzimas necessárias para a síntese proteica.
Após apresentar esses aminoácidos ao RNA ribossômico, a proteína será montada com base no que está no DNA.
Esse mecanismo é importante para toda a manutenção da vida e do código genético.
Caso queira estudar mais:
brainly.com.br/tarefa/1350898
A remoção de íntrons durante o processamento dos RNA mensageiros nas células eucariotas é um mecanismo muito frequente. Os éxons restantes são ligados entre si, formando o RNA mensageiro maduro, pronto para ser traduzido em moléculas de proteínas. Com a remoção do íntron do pró-RNAm, composto pelas bases GCUUAACGG, restarão os éxons AUGGAA e AAAUAC, que serão fundidos e traduzidos nos primeiros 4 aminoácidos da proteína nascente.