História, perguntado por marianyoliver2, 9 meses atrás

ME AJUDEM POR FAVOR?! (Unesp 2009) Eu acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na História do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas (...)

.
.
No que se refere à participação do Estado na economia, compare a Era Vargas (1930-1945 e 1951-54) e os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002)

Soluções para a tarefa

Respondido por kauemoreira689
3

Resposta:era vargas teve muita coisa boa e a outra nem tanto

Explicação:

Respondido por DomiAlves
1

Resposta:

A Era Vargas é marcada fortemente pelo intervencionismo na economia: como a criação de empresas estatais, redução das importações porém incentivo á industrialização e a exportação, compra e queima do café excedente para que a "máquina" econômica não quebre.

Enquanto a política do FHC é voltada ao Neoliberalismo: Mínima intervenção na economia. Adotando medidas como: A privatização de estatais e programas de transferência de renda como o bolsa escola.

Explicação:

A Era Vargas teve inicio logo após a crise da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, o presidente Franklin Delano Roosevelt (1933-1945) adotou uma série de medidas chamadas de Política do New Deal(principalmente forte intervencionismo do Estado) para a recuperação econômica no país. Vargas foi influenciado por essas medidas, visando a recuperação do país, já que Washington Luiz(1926-1930) havia deixado o país com uma dívida inflacionária gigantesca e para que o Brasil não "quebrasse" como o caso dos Estados Unidos.

Já a política do Fernando Henrique Cardoso segue o modelo dos países capitalistas pós guerra Fria, visando a modernização e que crises como a de 1929 não correram mais, já que entre outros fatores, ela teria sido causada pela política liberal, em que o Estado não intervém de forma nenhuma na economia, "A economia se autorregula".

-Espero ter ajudado

Perguntas interessantes