Física, perguntado por lunaluzx, 11 meses atrás

me ajudem por favor. me ensinem velocidade média escalar, velocidade relativa. todas as formulas e macetes para ficar mais fácil​

Soluções para a tarefa

Respondido por multilk2001
4

Resposta:

Explicação:

Boa noite! Vamos fazer um revisão

  • A velocidade é a rapidez com que um móvel muda de posição. A velocidade escalar média, como o próprio nome já diz, é uma média para todo o trajeto, é o valor necessário para que um corpo percorra uma dada distância com velocidade constante. Usamos a fórmula Vm= Δs/Δt (ΔS- Deslocamento e Δt- Tempo). É medido no S.I em m/s, porém usualmente também usamos km/h. Vamos a um exemplo:

        Imagine que você está dirigindo um carro em direção a cidade vizinha, que fica a  100km da sua, o velocímetro do carro varia de 60 a 120km/h, ou seja, não existe um valor exato. Você conclui o trajeto em 1h. Sua velocidade média é dada por

            Vm= Δs/Δt --> Vm= 100/1 --> Vm= 100km/h    

         Isso quer dizer que independente do valor exato indicado pelo velocímetro, se você manter a velocidade a 100km/h, em 1h você conclui o trajeto.  

  • Para entender velocidade relativa, é melhor começarmos com um exemplo:

       Imagine novamente você em seu carro, dirigindo com uma velocidade de por exemplo, 20m/s, lá atrás tem uma motinha que tá 50m distante de você, com uma velocidade de 25m/s. Perceba que por a moto estar mais rápida, ela vai chegando cada vez mais perto de seu carro, mesmo que você também esteja em movimento. Se mantidas as velocidades constantes, vai chegar um momento em que ela vai te encontrar e logo depois te ultrapassar. A noção de velocidade relativa vem daí, dois corpos em movimento com velocidades diferentes. Quando estão se movimentando em um mesmo sentido, Vrel= V₁ - V₂ ( admita que o corpo de menor velocidade esteja parado, e o de maior se movimenta com uma velocidade relativa, ou seja, a diferença das duas velocidades). Quando estão se movimentando em um sentido contrário, Vrel= V₁ ₊ V₂ (novamente, admita que um corpo esteja parado, e o outro com uma velocidade equivalente a soma das duas velocidades). Dito isso, temos que:

                 Vrel= ΔSrel/Δt (ΔSrel é a distância entre os corpos)

Na situação acima, podemos calcular o instante em que a moto te ultrapassa, aplicando os dados na fórmula acima

  Vrel= ΔSrel/Δt --> Vmoto - Vcarro= 50/t  --> 25 - 20= 50/t --> 5=50/t

  5t=50 --> t=50/5 --> t= 10s      

  Logo, depois de 10s, a moto encontrará seu carro.

     OBS: Esteja atento as unidades de medida, se a unidade pedida for km/h, ΔS precisa estar em Km e Δt em h. A regra também serve para m/s, não podendo assim ficar Km/s ou m/h (apenas se a questão pedir, o que não é muito frequente). Lembre-se, 1h= 3600s, 1km= 1000m. Para fazer a conversão de m/s para km/h, basta multiplicar por 3,6, e de km/h para m/s, basta dividir por 3,6.

Deixarei umas imagens em anexo, como um resumo, para que consiga absorver melhor. Espero ter ajudado!                                  

Anexos:
Perguntas interessantes