Química, perguntado por Luuhneves12, 1 ano atrás

ME AJUDEM POR FAVOR! É urgente.

A talidomida, medicamento contra ansiedade, tensão, dor de cabeça e enjoo, foi criada por um cientista alemão em 1954. Foi usada nos anos de 1950 e inicio de 1960 contra a náusea em grávidas, até os médicos perceberem que estava causando deformidade nos fetos, por que limitava o suprimento de sangue a eles. A talidomida foi proibida em 1961, depois de prejudicar mais de 10 mil bebês em todo o mundo.

a) O que poderia ter sido feito pelos médicos e cientistas para evitar essa trágedia?
b)Sendo os medicamentos cientificamente comprovados, podemos confiar plenamente em seus efeitos? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por arturmorhan
1
A) NA ÉPOCA, OS ESTUDOS ERAM FEITOS EM COELHOS QUE NÃO APRESENTARAM O PROBLEMA DE TERATOGENIA, SOMENTE MAIS TARDE UM MÉDICO ISRAELENSE JACOB CHESKIM RELACIONOU O NASCIMENTO DE CRIANCAS COM DEFICIÊNCIAS A DROGA . A PARTIR DAÍ OS ESTUDOS PASSARAM A SER FEITOS COM PELO MENOS DOIS MAMÍFEROS ANTES DO TESTE EM HUMANOS.
B) HOJE EM DIA, OS CONCEITOS DE EXPERIMENTAÇÃO E ÉTICA MELHORARAM MUITO, MESMO ASSIM, HÁ UMA FORTE DISCUSSÃO SOBRE ESTUDOS QUE NÃO SÃO DIVULGADOS RESULTADOS "FORA DA CURVA", O QUE DEIXA A POPULAÇÃO BEM VUNERÁVEL. TEMOS QUE CONFIAR PARA ALÉM DOS LABORATÓRIOS EM GRUPOS QUE PASSAM A FAZER UM CONTROLE EXTERNO DESTES EFEITOS.
Perguntas interessantes