ME AJUDEM POR FAVOR, É PARA AMANHÃ!!!!!!
REVOLUÇÃO FRANCESA:
1. Sobre a Revolução Francesa explique como a Guerra dos 7 anos representou o estopim do conflito.
2. Por que o rei convocou a Assembleia dos Notáveis e qual foi o andamento dessa reunião?
3. De que maneira a Queda da Bastilha representou o ataque ao Absolutismo real?
4. Qual era a proposta e a importancia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
5. De que maneira a Constituição Civíl do Clero limitou o poder da Igreja Católica?
6. Por qual motivo Luís XVI foi preso?
7. Descreva a importancia da participação das mulheres na Revolução Francesa.
8. Por que os acontecimentos ao longo da Revolução Francesa foram convergentes, isto é, favoráveis aos ideais da burguesia?
9. Como o poder absoluto, a sociedade estamental e a economia mercantilista, ou melhor, o Antigo Regime foi passo a passo sendo destruído?
10. A Revolução Francesa trouxe igualdade absoluta? Explique.
ALGUÉM ME RESPONDE RÁPIDO, POR FAVOR!!!!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A Guerra dos Sete Anos foi um dos principais conflitos militares ocorridos no século XVIII. Esta guerra envolveu vários reinos europeus entre os anos de 1756 e 1763, sendo que os conflitos também se estenderam para os territórios coloniais na África, Ásia e América do Norte.
2)A Assembleia dos Notáveis se reuniu em 1583, 1596–97, 1617, 1626 e 1787. Assim como os Estados Gerais, ela tinha caráter somente consultivo. Mas, diferentemente dos Estados-Gerais, onde os membros eram eleitos pelos súditos do reino, os membros da Assembleia dos Notáveis eram apontados pelo próprio rei, que os selecionava por seu "zelo", "devoção" e "lealdade" ao soberano.[1]Os membros da assembleia eram homens proeminentes, geralmente da aristocracia, e entre eles havia príncipes reais, nobres, arcebispos, juízes de alto escalão, e, em alguns casos, as principais autoridades da cidade. O rei iria emitir um ou mais decretos de reforma depois de ouvir os seus conselhos.
3) A Bastilha é uma fortaleza parisiense que foi usada como prisão estatal na França durante os séculos 17 e 18. Mantinha principalmente prisioneiros políticos que contestavam o poder absoluto do rei. Os franceses celebram a queda da Bastilha, ocorrida em 14 de julho de 1789, como um marco da Revolução Francesa, que levou ao fim do regime absolutista.
4)Inspirada nos pensamentos dos iluministas, bem como na Revolução Americana (1776), a Assembleia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 e votou definitivamente a 2 de outubro a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sintetizado em dezessete artigos e um preâmbulo dos ideais libertários e liberaisda primeira fase da Revolução Francesa(1789-1799).[2] Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do homem de forma econômica, visando abarcar toda a humanidade. Ela foi reformulada no contexto do processo revolucionário numa segunda versão, de 1793. Serviu de inspiração para as constituições francesas de 1848 (Segunda República Francesa) e para a atual, e também foi a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pelas Nações Unidas.
5) A Constituição Civil do Clero foi um decreto adotado em 12 de julho de 1790, pela Assembleia Nacional Constituinte francesa, que tornou sem efeito a Concordata de Bolonha, de 1516. Sancionado por Luís XVI, contra a sua vontade, em 24 de agosto de 1790, o decreto converteu-se a lei que reorganizou unilateralemente o clero secularna França, instituindo uma nova Igreja (a Igreja Constitucional), o que provocou a divisão do clero em clero constitucional e clero refratário.[1] O objetivo da lei era reorganizar a Igreja Católica no país, transformando os sacerdotes em "funcionários públicos eclesiásticos", remunerados pelo Estado. Anteriormente, em fevereiro do mesmo ano, já havia sido extinto o clero regular.
6)Após a radicalização da Revolução Francesa, com a proclamação da República e a dominação da Assembleia Nacional Constituinte pelos Jacobinos, em 1792, o Rei da França, Luís XVI, foi preso e condenado à morte, sendo guilhotinado no ano seguinte
7)A Revolução Francesa foi um fato histórico que marcou a História do Ocidente, sua importância se exemplifica através de se tornar um marco cronológico da contemporaneidade.
A França do século XVIII rompeu com o sistema absolutista, centralizado na figura de Luís XVI, colocando fim na estrutura política, econômica e social que tinha resquícios do feudalismo.
Através da influência do iluminismo, os ideias Liberdade, Igualdade e Fraternidade ecoaram por toda a França simbolizando uma vitória da burguesia que se consolidou no poder.
No entanto, é importante ressaltar que outros setores da sociedade participaram como camponeses, sans-culloes e mulheres.
8)A Revolução Francesa aconteceu por conta da insatisfação da burguesia com os privilégios que a aristocracia francesa gozava e da insatisfação do povo com sua vida de sofrimentos, marcada pela pobreza e fome.
9) Antigo Regime é a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa (1789).
Durante o Antigo Regime, a sociedade francesa era constituída por diferentes estados: clero, nobreza e burguesia.
No degrau mais alto estava o rei, que governava segundo a Teoria do Direito Divino na qual afirmava que o poder do soberano era concedido por Deus.
10)Ao compreender-se a Revolução Francesa (1789) como fundadora dos direitos civis reconhece-se também o século XVIII como o século do Iluminismo Ilustrado de Voltaire, Montesquieu, Kant, Goethe, Rousseau, Mozart e Beethoven, entre outros luminares. Nele se deu, também, a tentativa de transformar as Ciências da Natureza em Ciência da Razão e da Experimentação, como verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico. O fato, a análise e a indução passaram a ser objetos da razão, no método histórico-indutivo, diferentemente do século XVII, quando apenas praticava-se o método racional-dedutivo.
espero ter ajudado