Química, perguntado por gs1559237, 9 meses atrás


ME AJUDEM POR FAVOR!!
A curva de solubilidade de um sal hipotético está
apresentada abaixo. Calcule a
quantidade, em gramas, desse sal necessário para saturar 400g de água a 50
OC.
Resolva a questão em seu caderno, tire uma foto da mesma e carregue em upload.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Xudrunsk
8
Ajudo demais da conta!!

Bem, vamos lá... primeiramente, temos que fazer uma análise do gráfico e entender o que se passa nele. Temos no eixo Y (das ordenadas), a solubilidade, em gramas do sal, por 100 gramas de água. O que isso significa? Significa que os valores ali presentes correspondem à QUANTIDADE DE SAL QUE CONSEGUE SER DISSOLVIDA EM ÁGUA A UMA DADA TEMPERATURA. Essa temperatura está no eixo X (das abscissas). Por exemplo, a 20 graus celsius, 30 gramas de sal conseguem ser dissolvidos na água. O que acontece se a essa temperatura você adicionar mais de 30 gramas de sal? Aí formará um CORPO DE FUNDO. O que é esse corpo de fundo? É uma quantidade de sal que não foi dissolvida. E essa solução passará a ser chamada de SATURADA COM CORPO DE FUNDO. E se você adicionar menos de 30 gramas? Todo o sal vai se dissolver, ainda tendo a capacidade de dissolver mais, até atingir os 30 gramas. Essa solução passará a ser chamada de INSATURADA. E se você dissolver EXATAMENTE os 30 gramas de sal? Aí tudo será dissolvido, mas nada a mais pode ser adicionado, se for, cairá no primeiro caso. Essa solução é chamada simplesmente de SATURADA.

Resumindo:
-solução insaturada: você adiciona uma quantidade de soluto INFERIOR ao coeficiente de solubilidade em dada temperatura.
-solução saturada: você adiciona a quantidade máxima de soluto que corresponde ao valor máximo do coeficiente de solubilidade a uma dada temperatura.
-solução saturada com corpo de fundo: você adiciona mais soluto do que o coeficiente de solubilidade a uma dada temperatura.

Observação: PARA SÓLIDOS E LÍQUIDOS, o coeficiente de solubilidade aumenta com o aumento da temperatura. ISSO NÃO É VÁLIDO PARA OS GASES. Nos gases, a ponto de curiosidade, o comportamento é diferente. O aumento da temperatura diminui o coeficiente de solubilidade. Mas é melhor pensar na forma contrária no caso dos gases... A DIMINUIÇÃO DA TEMPERATURA ACARRETA NO AUMENTO DO COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE. Pode parecer confuso de entender, mas, na prática, não é!! Já observou que se você abrir um refrigerante quente e tomá-lo o gás escapa facilmente? Podendo derramar, ou, se não derramar, ficar extremamente sem gás. Agora, se você toma aquela Coca-Cola geladinha... o gás fica muito mais bem dissolvido!! É por isso, porque a temperatura mais baixa aumenta o coeficiente de solubilidade dos gases em líquidos!!

Vamos ao exercício: ele quer que saturemos os 400g de água a 50 graus celsius, ou seja, ele quer uma solução SATURADA. Para isso, devemos adicionar EXATAMENTE o valor do coeficiente de solubilidade máximo a 50 graus celsius.

Olhe no gráfico, a 50 graus celsius, o valor do coeficiente de solubilidade é de 80 gramas do sal a cada 100 gramas de água. (Observe que esse valor no eixo das ordenadas aumenta de 10 em 10). Fizemos somente uma análise do gráfico.

Porém, ele não quer saturar somente 100 gramas de água, ele quer saturar 400 gramas!! Se para 100g de água a 50 graus celsius conseguimos dissolver 80 g de sal, para 400 g de água vamos precisar de 4 vezes o valor de 80 g, ou seja 320 g.

Resposta: PARA SATURAR 400g DE ÁGUA A 50 GRAUS CELSIUS, SÃO NECESSÁRIOS 320g DE SAL.

Montei um esqueminha para você colocar no caderno...

Espero que você tenha entendido e que eu tenha ajudado!!

Bons estudos!!!!
Anexos:

gs1559237: Obrigada muito obrigada
Perguntas interessantes