me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Ao chegar no solo, a Energia Cinética será máxima, e a Energia Potencial, mínima (nula).
Explicação:
A energia mecânica é a soma das energias de um corpo, as quais estão voltadas para a dinâmica desse. Nesse caso, Energia Cinética, Energia Potencial Gravitacional e Elástica. Quando um corpo está no alto de um penhasco, como conta a questão, não temos energia potencial elástica, por não haver molas, elásticos ou materiais de deformação mínima, e também não temos Energia Cinética, por não haver velocidade, movimento. Nesse caso, temos energia potencial em seu valor máximo, já que existe uma variação de altura em relação ao solo ( o penhasco está elevado ).
Quando a pedra é solta, essa altura diminui, e com o passar do tempo, ela ganha velocidade. Ao chegar no chão, a pedra tem sua velocidade máxima. Com isso, ela já não tem mais uma elevação, sua altura vale 0, pois retornou ao solo. Repare nas fórmulas de Energia Potencial e Cinética:
Ep = massa . gravidade . altura
Ec = massa . velocidade ² / 2
Só há Energia Potencial se houver altura. E só há Cinética se houver velocidade.
Como ao atingir o chão a pedra não tem mais altura relativa ao solo, sua Energia Potencial vale 0, é mínima. E como ao chegar no chão a pedra atingiu sua velocidade máximo, devido à queda livre, ela tem Energia Cinética máxima. Durante a queda, uma energia se transforma na outra, ou seja, a Potencial vira Cinética.
Logo, ao atingir o solo, a Ep é mínima, e a Ec é máxima.
Espero ter ajudado!