ME AJUDEM POR FAVOR!!
3.1. Vamos criar um Infográfico?
Mesmo com uma Constituição, não havia consenso na política. Dois grupos distintos se destaca ram à época: a AIB (Ação Integralista Brasileira), de orientação fascista, e a ANL (Aliança Nacional Libertadora), liderada por Luis Carlos Prestes e pelo Partido Comunista. Realize uma pesquisa sobre um dos temas abaixo e siga as orientações do(a) professor(a) para produzir um infografico.
a) As ideias defendidas pelos grupos a AIB (Ação Integralista Brasileira), fascista, e a ANL (Aliança Nacional Libertadora), liderada por Luis Carlos Prestes e pelo Partido Comunista:
b) O posicionamento diante do movimento politico-militar de 1930:
c)Os desdobramentos ocorridos diante das ações políticas dos grupos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Ambos os movimentos pretendiam instaurar no Brasil um sistema político específico: no caso da AIB, um sistema inspirado no fascismo e no caso da ANL um modelo socialista soviético. Ambos foram, em diferentes momentos, proibidos e perseguidos pelo governo Vargas, que os considerava uma ameaça para a ordem nacional.
B)A ANL foi contrário ao movimento político militar de 1930 e defendia a existência de um governo popular, o não pagamento da dívida externa e a promoção de uma reforma agrária.
C) Os primeiros, dados como militantes de esquerda que projetavam uma revolução popular contra Vargas. Os últimos, dados como partidários de um governo de grande autoridade capaz de determinar as melhores escolhas para o futuro do país.representações partidárias da época: a Aliança Nacional Libertadora, formada pelos comunistas; e a Ação Integralista Brasileira, capitaneada pelos seguidores da doutrina integralista.
Em um primeiro momento, ao expor essas duas correntes políticas de tal modo, os alunos são induzidos a pensar que comunistas e integralistas eram inteiramente apartados do ponto de vista político. No entanto, vale aqui ressaltar que a perspectiva política desses dois grupos não pode ser resumida pela lógica da oposição. Afinal de contas, tanto a AIB quando a ANL tinham a questão nacional como um dos focos centrais de sua ideologia.
Explicação: