Me ajudem por favor :3
1- Conte em suas palavras como foi o surgimento histórico da Filosofia
2- O que é ser humano? Ou, dito de uma maneira mais pessoal, quem somos nós? Diferencie em suas palavras se o ser humano é apenas produto do mundo natural, ou há algo mais em sua criação
Soluções para a tarefa
Explicação:
1 ) A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional,Até o surgimento dessa maneira de pensar e compreender o mundo, as explicações eram dadas através dos mitos.
2) O ser humano é um ser racional que é capaz de pensar e raciocinar o que faz, é um dos mais inteligentes do planeta terra. ... Ao contrario dos seres irracionais o ser humano não tem cobertor e garras naturais, mas sim a inteligencia própria que faz e constrói o cobertor, o casaco, as armas, casas e muitas outras coisas
1)
A origem da filosofia está na cidade de Mileto, com o pensador Tales, matemático e físico que ficou conhecido como o iniciador do pensamento filosófico. Ele se preocupava com as questões relacionadas à fonte originária do mundo e propôs que a água seria o elemento originador de todas as coisas. Foi apenas no século V que essa atividade começou a se tornar conhecida, havendo o uso do verbo grego philosophein, que significa filosofar, para identificá-la. Fatores como o desenvolvimento das cidades, as relações comerciais com outros povos e a importância do debate na Atenas clássica favoreceram a ênfase no uso da razão e, consequentemente, a atividade filosófica entre os gregos.
2) Com Platão, os gregos antigos conseguiram encontrar uma resposta para a pergunta: quem é o homem? Assim como o mundo possui uma dimensão transitória e outra permanente, o homem, enquanto um dos seres do mundo, também possui uma dupla dimensão. A dimensão transitória do homem é o corpo. Através do corpo, os seres humanos sentem os sabores dos alimentos, a espessura dos objetos, o cheiro das coisas, o som dos pássaros e, por meio da visão, vė as coisas ao seu redor. Isso quer dizer que o nosso corpo é composto por diversos sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão. Através dos sentidos, as coisas do mundo mostram sua transitoriedade. Em outras palavras: palavras para os sentidos humanos, tudo flui, tudo se altera, nada é imutável. É o corpo, então, que se relaciona com a dimensão transitória do mundo. Mais: o nosso corpo é tão transitório quanto as coisas transitórias que ele capta. Se os nossos olhos veem uma flor nascer, crescer e morrer, o nosso corpo também nasce, cresce e morre. Neste sentido, o corpo humano é o que faz com que o ser humano seja mortal. Nós morremos porque o nosso corpo não é imutável. Ora, mas, como já foi dito, apesar de nós captarmos a transitoriedade das coisas pelos sentidos, de algum modo nós tam- bém percebemos no mundo algo de constante, algo que não é transitório. Captamos com os olhos uma criança uma obra de arte bela. Mas a criança e a obra de arte não são eternas. Elas se transformam. A criança se transforma em adolescente e a obra de arte pode ser quebrada ou queimada por um incêndio. Mesmo que elas se transformem, a beleza não desapareceu por causa dessa transformação. Pelo contrário: nós continuamos a perceber a beleza em outras coisas: em poesias, nos carros, em outras pessoas etc. Isso quer dizer que a beleza não muda só porque os ob- jetos belos mudaram. A essência de beleza não é transitória. Ora, se o nosso corpo só capta o que é transitório, captamos o que não se transforma? (Quem é o ser humano)