Geografia, perguntado por tetochao13, 1 ano atrás

ME AJUDEM POR FAVOR


1) Como, ao longo da história do brasil. Sedeu a concentração fundiária por poucos?
2) O que é estrutura agraria?
3) ao seu entender, como seria hoje, uma reforma agrária justa para a sociedade brasileira?
4) Por que os grileiros e latifundiários realmente são os grades vilões para um justo acesso a terra no Brasil?
5) Diferencie empresa e módulo rural de latifundiário. Em sua opinião, qual e por que atrapalha um maior desenvolvimento e produtividade do setor primário brasileiro?
6) O que é concentração fundiária?
7) Como a lei de terras de 185º favoreceu a concentração de terras no Brasil? Como ela favoreceu a grilagem das terras e impediu o pequeno produtor de ter acesso a terra?
8) Por que a questão dos conflitos agrários são mais latentes no norte/nordeste são maiores do que no centro sul?​

Soluções para a tarefa

Respondido por vital04082006
3

Resposta: 1- R:O território brasileiro tem como uma de suas questões políticas internas mais debatidas a temática da concentração fundiária, ou seja, a posse não democrática da maior parte das terras no espaço rural do país. Em razão da intensiva concentração de renda, do estabelecimento de monoculturas voltadas para a exportação, além de uma série de fatores históricos, o campo brasileiro é altamente concentrado nas mãos de poucos proprietários. 

2- R: Estrutura Fundiária é o modo como as propriedades agrárias estão distribuídas e organizadas em um determinado país ou espaço. Para se conhecer a estrutura fundiária de um país, leva-se em consideração a quantidade, o tamanho e a distribuição social das propriedades rurais na área analisada.

3- R: Reforma agrária é o termo utilizado para designar a redistribuição fundiária (agrária ou de terras) em um Estado. Quando há a concentração de terras nas mãos de uma pessoa ou poucas pessoas, temos a formação dos latifúndios (grandes propriedades de terra que, por sua extensão, não são devida e completamente exploradas).

4- R:O ESTUDO faz um histórico da questão agrária amazônica, enfatizando os problemas sociais e fundiários criados durante a ditadura (transferência da terra pública para grupos privados, concessões e favorecimentos, grilagem, fraude, trabalho escravo, pistolagem etc) e os novos que a eles se somaram nas décadas seguintes e que, como os anteriores, igualmente não foram resolvidos. Procura mostrar a gravidade da questão agrária amazônica e o caos fundiário nela instaurado.

5- R:Minifúndio são pequenas propriedades rurais destinadas à subsistência de uma família. Ao contrário do latifúndio, minifúndio é, habitualmente, caracterizado por ser uma propriedade rural com pequenas dimensões.

6- R:Concentração fundiária significa que uma grande extensão de terra pertence a poucas pessoas,ou a uma só pessoa,significa que a posse da terra está concentrada.

7- R:Em se tratando de história, é sempre muito difícil estabelecer uma conexão direta, de causa e efeito, entre um fato do passado e a realidade do presente. No caso brasileiro, talvez uma das raras exceções seja a lei n. 601, de 18 de setembro de 1850, popularmente conhecida como "Lei de Terras". Aprovada durante o reinado do imperador dom Pedro 2º, seus efeitos podem ser vistos até hoje. Saber do que se trata a Lei de Terras, portanto, pode nos ajudar a compreender melhor a questão agrária no Brasil contemporâneo, especialmente o problema da concentração fundiária.

8- R:Desculpa nao entendo essa pergunta e não estou conseguindo achar as respostas mil perdões.

Perguntas interessantes