História, perguntado por bad007, 10 meses atrás

Me ajudem pfvvvv ,e muito importanteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ;-; dou 50 ptsss ,e só uma questão no finalllll

Antecedentes da Primeira Guerra Mundial=

A evolução da ciência e da tecnologia foram características essenciais do século XIX, que foi marcado pelo progresso econômico dos países industrializados europeus. Esse período, que ficou conhecido por Belle Époque (Bela Época),retratou o otimismo da burguesia industrial em relação à obtenção de mais lucros para as suas empresas e a busca dos países ricos pela soberania do poder político mundial. A Revolução Industrial influenciou muitos empresários a buscarem mais mercados consumidores para os seus produtos e também mão de obra barata para economizar durante a produção. Essas duas necessidades inauguraram a política imperialista, em que os países industrializados da Europa começaram a disputar o mercado mundial. Essa disputa econômica foi gradativamente aumentando a rivalidade entre vários países, que começaram a se preocupar com a possibilidade de ocorrência de um confronto militar. Países como Inglaterra, França, Alemanha e Itália iniciaram uma corrida armamentista, realizando fortes investimentos em tecnologia bélicasem que existisse necessariamente uma guerra. Este período ficou conhecido pelos historiadores como “Paz Armada”. O receio de um conflito por questões econômicas fez com que as potências europeias se dividissem em blocos. De um lado, originou-se a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália. Do outro lado, formou-se a Tríplice Entente, integrada por Rússia, França e Inglaterra. Essas alianças aumentaram ainda mais a rivalidade política entre os países e acirraram ainda mais o cenário de tensão que antecedeu a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). O desenvolvimento tecnológico de armamentos como submarinos, metralhadoras, aviões, tanques de guerras e gases venenosos encorajaram vários chefes de Estado a declararem guerra ao inimigo. Dessa forma, esse conflito mundial ganhou grande proporção pelo nível militar que as nações envolvidas desenvolveram ao longo do século XIX, que teve como consequência a morte de milhares de pessoas durante os quatro anos de conflito.

Atividades:1-Destaque do texto os motivos que levaram a eclosão da Primeira Grande Guerra e escreva sobre cada um.

Soluções para a tarefa

Respondido por aniellydoazevedo
1

Resposta:

A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio. O fato motivou um ultimato do Império Austro-Húngaro à Sérvia e, em 28 de julho seguinte, a declaração de guerra àquele país. Na verdade, as tensões e rivalidades que, desde meados do século XIX, envolviam as principais potências européias e não européias haviam crescido a tal ponto que foi rompido o equilíbrio de poder que governava a política internacional. O resultado foi uma corrida armamentista sem precedentes e a formação de alianças diplomático-militares que, embora tivessem inicialmente caráter defensivo, bloqueram a possibilidade de uma guerra localizada. A declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia, república independente aliada da Rússia, apenas precipitou a generalização do conflito. Enfrentaram-se, de um lado, a aliança entre a Alemanha e o Império Austro-Húngaro, fortalecida a seguir pela adesão da Turquia e da Bulgária, e, de outro, a entente cordiale entre a França e a Inglaterra, com a posterior adesão da Rússia e de mais outros 18 países, entre eles os Estados Unidos.

Em janeiro de 1918, o presidente norte-americano Woodrow Wilson tornou públicos os seus Quatorze Pontos, que deveriam servir de base à condução das negociações de paz. Estes incluíam, entre outras questões, a resolução das disputas coloniais, o retorno da Alsácia-Lorena à França, a independência da Turquia e a criação de uma Liga das Nações. Ao longo do ano, seguiram-se as declarações de armistício da Bulgária, da Turquia, da Áustria-Hungria e da Alemanha. Em março de 1918, já sob o governo revolucionário bolchevique, a Rússia firmou uma paz em separado com a Alemanha e o Império Austro-Húngaro pelo Tratado de Brest-Litovsky. As negociações de paz com as potências aliadas foram posteriormente detalhadas durante a Conferência de Paz de Paris.

Respondido por stefaniadacotasousa
1

A Revolução Industrial influenciou muitos empresários a buscarem mais mercados consumidores para os seus produtos e também mão de obra barata para economizar durante a produção. Essas duas necessidades inauguraram a política imperialista, em que os países industrializados da Europa começaram a disputar o mercado mundial. Essa disputa econômica foi gradativamente aumentando a rivalidade entre vários países, que começaram a se preocupar com a possibilidade de ocorrência de um confronto militar. Países como Inglaterra, França,Alemanha e Itália iniciaram uma corrida armamentista, realizando fortes investimentos em tecnologia bélicasem que existisse necessariamente uma guerraO receio de um conflito por questões econômicas fez com que as potências europeias se dividissem em blocos. De um lado, originou-se a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália. Do outro lado, formou-se a Tríplice Entente, integrada por Rússia, França e Inglaterra. Essas

espero que tenha ajudado tenha ótimos estudos

Perguntas interessantes