Me ajudem pfvrr , e pra amanhã; a atividade e de ensino religioso
Responda as questões a seguir no seu caderno.
1. Como você entende o bem e o mal?
2. Comente: "O bem e o mal estão relacionados ao comportamento das pessoas. O problema é que o que é bem ou mal para alguém pode não ser para outro, e assim as coisas se complicam."
3. Exemplifique atitudes que caracterizam o bem e o mal para você.
4 A PEDRA
O distraído nela tropeçou. O bruto a usou como projets O empreendedor, usando-a, construiu O camponês, cansado da vida, dela fez assento. Para os meninos, foi brinquedo Drummond a poetizou. Com ela, Davi matou Gollas. E o artista concebeu a mais bela escultura... E em todos esses casos, a diferença não estava na pedra, mas no homem! Autor Anônimo
com base no poema intitulado "a pedra", explique a conclusão do autor: "(...) a diferença não estava na pedra, mais no homen!"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1-
O Bem e o Mal devem ser compreendidos em seus aspectos morais. Isto é, são avaliações ou julgamentos que devem ser considerados como moralmente positivos e no seu oposto, moralmente negativos.
O que é o Bem e o Mal?
Bem ou Mal, Certo ou Errado são julgamentos que fazemos. São valorações que regem e norteiam nossa maneira de agir, nossas ações e comportamentos.
Independende do relativismo de tempo e espaço, aprendemos que ações que causem prejuízo a si mesmo ou ao próximo são consideradas más ações e entretanto, tudo aquilo que podemos fazer, cujas consequências agreguem valores positvos, são consideradas como Bem e devem ser priorizadas. São elas que trarão felicidade para quem pratica e para quem recebe.
2 -
A frase acima representa o que chamamos de diversidade de expressões, resultante da grande variedade de opiniões que existe em nossa sociedade, o que torna "o bem para um e o mal para o outro".
Essencialmente, isto não apresenta qualquer tipo de problema nossa sociedade, todavia o que mais gera problemas são evidenciados pelas ações de intolerância e desespeito a liberdade de expressão, que passa a afetar o espaço dos outros.
3-
O bem pode ser considerado ações boas, que sejam feitas por boa vontade e que preguem a empatia e a solidariedade, já o mal pode ser o contrário disso, condutas maldosas e que tem como intenção prejudicar os outros.
Podemos citar como alguns exemplos:
- Bem: Desejar um bom dia ao vizinho no elevador, não jogar lixo na rua, não brigar por motivos fúteis, não discriminar os outros, respeitar a escolha sexual dos outros.
- Mal: Discriminar e marginalizar pessoas baseadas na cor da sua pele, julgar sem conhecer, passar por cima dos outros para conseguir suas coisas, ser egoísta.
4-
Em sua conclusão, o autor quis dizer que o homem fazia questão de enxergar somente as pedras ou obstáculos presentes na vida.
Nesse sentido, a visão de mundo do homem era pessimista, pois ele se lamentava e falava que o caminho dele era formado somente por pedras ou obstáculos. Essa era a forma como ele encarava os desafios da vida.
Dessa forma, fica claro que a diferença estava na forma como o homem enxergava a realidade em que vivia, onde ele não via o lado bom de estar de vivo e resolver problemas.