Artes, perguntado por bertottiequipamentos, 1 ano atrás

ME AJUDEM PFV VALENDO 10PTS
Musica Classica
TUDO


felipiferraz122: 'tipo' TUDO de musica classica?

Soluções para a tarefa

Respondido por h3aler
2

Conheça a Música Clássica! (Parte 1)

Melhor chamada de Música Erudita (já que música clássica é referente ao período Clássico) é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente, e segue cânones pré-estabelecidos no decorrer da história musical.  

Segundo o Dicionário Grove de Música, música erudita é música que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares. O termo é aplicado a toda uma variedade de músicas de diferentes culturas, e que é usado para indicar qualquer música que não pertença às tradições folclóricas ou populares.

A música ocidental distingue-se de outras formas de música, principalmente, por seu sistema de notação em partituras, em uso desde o século XVI. O sistema ocidental de partituras é utilizado pelos compositores para prescrever, a quem executa a obra, a altura, a velocidade, a métrica, o ritmo e a exata maneira de se executar uma peça musical. Isto deixa menos espaço para práticas como a improvisação, que são ouvidas frequentemente em músicas não europeias e populares.

O gosto do público pela apreciação da música formal deste gênero vem entrando em declínio desde o fim do século XX, marcadamente nos países anglófonos. Este período viu a música clássica ficar para trás do imenso sucesso comercial da música popular, embora o número de CDs vendidos não seja o único indicador da popularidade do gênero. Oposto aos termos música popular, música folclórica ou música oriental, o termo “música clássica” abrange uma série de estilos musicais, desde intricadas técnicas composicionais (como a fuga) até simples entretenimento (operetas). O termo só apareceu originalmente no início do século XIX, numa tentativa de se “canonizar” o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro. Hoje em dia, o termo “clássico” aplica-se aos dois usos: “música clássica” no sentido que alude à música escrita “modelar,” “exemplar,” ou seja, “de mais alta qualidade”, e para se referir à música do classicismo, que abrange o final do século XVIII e parte do século XIX.

Historia

As principais divisões cronológicas da música clássica são: o período da música antiga, que inclui a música medieval (476 – 1400) e a renascentista (1400 – 1600), o período da prática comum, que inclui os períodos barroco (1600 – 1750), clássico (1730 – 1820) e romântico (1815 – 1910), e os períodos moderno e contemporâneo, que incluem a música clássica do século XX (1900 – 2000) e a música clássica contemporânea (1975 – presente).

As datas são generalizações, já que os períodos frequentemente se sobrepõem, e as categorias são um tanto arbitrárias. O uso, por exemplo, do contraponto e da fuga, considerados característico do período barroco, foi continuado por Haydn, que é classificado como um compositor típico do período clássico. Beethoven, que frequentemente é descrito como o fundador do período romântico, e Brahms, que é classificado como um romântico, também usavam o contraponto e a fuga – porém outras características de suas obras definiram esta categorização.  

O prefixo neo- é utilizado para descrever uma obra feita no século XX ou contemporânea porém composta no estilo de um período anterior, como clássico ou romântico. O balé Pulcinella, de Stravinsky, por exemplo, é uma composição neoclássica porque é estilisticamente semelhante a obras do período clássico.  


h3aler: Houve um aumento, especialmente no final do período, das ideias nacionalistas na música (ecoando, em alguns casos, os sentimentos políticos da época); compositores como Edvard Grieg, Nikolai Rimsky-Korsakov e Antonín Dvorák ecoaram a música tradicional de suas pátrias em suas composições.
h3aler: Período Moderno
O período moderno se iniciou com a música impressionista, de 1910 a 1920, dominada por compositores franceses (em oposição ao domínio existente até então dos alemães na arte e, principalmente, na música).
h3aler: Compositores impressionistas como Erik Satie, Claude Debussy e Maurice Ravel usavam escalas pentatônicas, um fraseado longo e ondulante, e ritmos livres. O modernismo (1905 – 1985) marcou um período no qual diversos compositores rejeitaram determinados valores do período da prática comum, tais como a tonalidade, a melodia, a instrumentação e a estrutura tradicionais.
h3aler: Compositores, acadêmicos e músicos desenvolveram extensões da teoria e da técnica musical. A música clássica do século XX engloba uma ampla variedade de estilos pós-românticos, inclui os estilos de composição do romântico tardio, expressionista, modernista e pós-modernista, e a música de vanguarda.
h3aler: O termo “música contemporânea” costuma ser utilizado para descrever a música composta no fim do século XX até os dias de hoje e incluí a música eletrônica de vanguarda, música eletroacústica, a música concreta francesa, neo romantismo, minimalismo, entre outros. Seus maiores expoentes incluem John Cage, Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis, Philip Glass e Steve Reich.
h3aler: Agora acabou, espero ter ajudado.
Forte abraço!! ^^
bertottiequipamentos: valeu mano
bertottiequipamentos: ajudou muito
bertottiequipamentos: forte abraço
bertottiequipamentos: >-
Respondido por Patriciasophiameliss
2

Resposta:ela é uma música calma e tranquila ,que é muito usada no balé e tocada no piano ou no violino

Explicação:

Perguntas interessantes