Sociologia, perguntado por francilenetica1963, 6 meses atrás

me ajudem pfv


5- pesquise as principais teorias raciais que surgiram ao longo do tempo

7-Quais as principais teorias raciais que foram desenvolvidas aqui no Brasil


mariaallcione86: espero que essa seja a resposta correta

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaallcione86
1

Resposta:

TEORIAS RACIAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NO BRASIL

Provavelmente antes de um século a população do Brasil será representada, na maior parte, por indivíduos da raça branca, latina, e para a mesma época o negro e o índio terão certamente desaparecido desta parte da América.

(LACERDA, 1912, p. 94-95).

O que se pretende abordar neste capítulo é a identificação e análise das principais teorias raciais, gestadas na Europa e nos Estados Unidos entre fins do século XIX e início do século XX, e como elas repercutiram no Brasil.

A distinção de grupos humanos, utilizando-se de diferentes critérios, é algo muito antigo na história da humanidade. Ao longo do tempo, a religião, o clima e a raça foram utilizados como forma de distinção e hierarquização, justificando diversas mazelas sociais, como a morte, a escravidão e aculturação de povos.

A escola histórica em muito se assemelha à poligenia, porque ambas partem do pressuposto da existência de várias raças humanas9, sendo a branca a considerada intrinsecamente e permanentemente superior as demais. A tese da escola histórica se fundamentaria, no entanto, em “evidências históricas, aceitando como pacífico que diferenças físicas permanentes tinham sido estabelecidas por etnógrafos e anatomistas” (SKIDMORE, 2012, p. 84).

A terceira escola racial foi denominada de darwinismo social, tendo por fundamento a transposição das ideias de Charles Darwin, descritas na sua obra mais conhecida – Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural – para vários campos da sociedade humana. Em sua principal obra, Darwin defendeu que os organismos mais bem adaptados ao meio teriam maiores chances de sobreviver. Em contrapartida, os seres vivos que não apresentavam as mesmas capacidades acabavam fadados à extinção.

Com o passar do tempo, as noções defendidas por Darwin extrapolaram o campo das ciências biológicas e foram aplicadas para a compreensão das civilizações e demais práticas sociais, desenvolvendo-se a ideia de que algumas nações eram superiores a outras. O grande mentor do darwinismo social foi o filósofo inglês Herbert Spencer, que cunhou a expressão “sobrevivência dos mais aptos” (BOLSANELLO, 1996, p. 154).

O darwinistas sociais, ou teóricos da raça, partiam de três proposições ou teses principais:

A primeira tese afirmava a realidade das raças, estabelecendo que existiria entre as raças humanas a mesma distância encontrada entre o cavalo e o asno, o que pressupunha também uma condenação ao cruzamento racial. A segunda máxima instituía uma continuidade entre os caracteres físicos e morais, determinando que a divisão do mundo entre raças corresponderia a uma divisão entre culturas. Um terceiro aspecto desse mesmo pensamento determinista aponta para a preponderância do grupo “racial-cultural” ou étnico no comportamento do sujeito, conformando-se enquanto uma doutrina de psicologia coletiva, hostil à ideia do arbítrio do indivíduo (SCHWARCZ, 1993, p. 78).

Apesar das divergências, as três principais teorias raciais, sob o manto sagrado da ciência, tinham um ponto de convergência: todas condenavam a miscigenação. E aí surge um problema para a elite intelectual brasileira. A reboque da cultura estrangeira, essa elite via o futuro do país ameaçado porque o Brasil do século XIX já era um país altamente miscigenado.

E qual foi, então, a “saída” encontrada pela elite brasileira diante do vaticínio de renomados estudiosos europeus sobre os riscos da miscigenação? Antes de responder a essa pergunta, serão apresentados os resultados da distribuição da população, pelo critério de raça, do recenseamento do Brasil realizado em 1872.

Quadro I – Compilação de dados a partir do recenseamento de 1872

Brancos

Pretos, pardos e caboclos

Total geral da população do Brasil

3.787.289

6.143.189

9.930.478


francilenetica1963: essa resposta foi de qual pergunta
francilenetica1963: ????
Perguntas interessantes