ME AJUDEM PFV!!
01- São conhecidos, com razoável certeza, os elemen tos químicos de número atômico 1 a 109, de modo que não há nenhuma lacuna na tabela periódica. No entan to, certamente, serão descobertos elementos químicos de número atômico maior do que 109 e, por isso, ela ainda pode crescer.
O elemento natural de maior número atômico é o plutô nio (94) e há elementos artificiais de número atômico inferior a 94. Supõe-se que átomos de elementos quí micos com número atômico ao redor de 114 possam existir por tempo relativamente curto, mas ainda não se conseguiram produzir alguns desses em laboratório, sendo pouco provável que algum desses elementos seja natural.
Baseando-se no texto, na charge e considerando a classificação periódica moderna, è CORRETO afirmar que:
a) o elemento natural de maior número atômico é classi ficado como metal de transição externa.
b) os elementos artificiais de número atômico inferior a 94 são obtidos por processos semelhantes ao ilustrado na
charge.
c) o elemento quimico plutônio apresenta 7 niveis de energia com elétrons.
d) no período em que está localizado o elemento quimico de número atômico 109, todos os elementos são artificiais e apresentam propriedades quimicas semelhantes.
e) o elemento de número atômico 1 é um metal alcalino.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra "c"
Explicação:
O elemento Plutônio está localizado no 7⁰ período da tabela periódica, que representa as 7 camadas/níveis de energia sendo usadas.
A (incorreta) = transição interna, pois ele está localizado dentro da tabela, porém para "encurtar" a tabela, foi colocado para fora. Geralmente há uma confusão sobre ser externo/interno.
B (incorreta) = os elementos antes no 94 são naturais e podem ser encontrados na natureza, diferentemente dos posteriores que são artificiais - criados em laboratório.
D (incorreta) = os períodos não possuem propriedades semelhantes, mas sim as famílias/grupos.
E (incorreta) = o hidrogênio, de número atômico 1 é diferente de todos os elementos e por isso, nas tabelas atuais ele vem separado dos demais.