Química, perguntado por Marcellahp18, 1 ano atrás

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ME AJUDEM PFF !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Se souber me responde rápido pff?!

Se analisarmos o raio atômico do Frâncio (Z=87) e do Oganessônio (Z=118), ambos possuem 7 camadas, entretanto, o raio atômico dos dois é bem diferente. No caso do Frâncio, esse valor é igual 348 pm (picômetro = 10-12 metros) e o Oganessônio possui 152 pm de raio. Por que há esse valor tão discrepante se o número de elétrons é maior para o Oganessônio?

Soluções para a tarefa

Respondido por fr951922
2

Olá!

O raio atômico, propriedade da tabela periódica, é a distância entre o centro do núcleo do átomo e a última camada. Quanto maior o raio, menor a atração sobre os elétrons.

  • Como identificar essa propriedade na tabela periódica?

Nos períodos ⇒ o raio aumenta da direita para a esquerda;

Nos grupos (famílias) ⇒ o raio aumenta de cima para baixo.

Exemplo:

→ Entre Li e K, quem tem maior raio? Como estão no mesmo grupo (família), terá maior raio o que está mais embaixo, ou seja o K.

→ Entre Na e Cl, quem tem maior raio? Como estão no mesmo período, terá maior raio aquele que está mais a esquerda, ou seja o Na.

  • Por que o raio atômico do Frâncio (Fr) e do Oganessônio (Og) são tão diferentes?

A explicação é simples, ambos estão no mesmo período (7), portanto terá maior raio aquele que se localiza mais a esquerda na tabela periódica. O Frâncio está no grupo 1 e o Oganessônio está no 18. Dessa forma, o Frâncio possui maior raio.

Aprenda mais em:

1. Energia de ionização:

https://brainly.com.br/tarefa/26377689

Anexos:
Perguntas interessantes