ME AJUDEM O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas adotadas por alguns países europeus entre os séculos XV e XVIII. O termo mercantilismo só passou a ser usado a partir do século XVIII. A partir das discussões realizadas sobre o tema, explique as diferenças existentes entre o industrialismo e o protecionismo, aponte também o que há de comum entre os dois.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Protecionismo é uma doutrina, uma teoria que prega um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de favorecer as atividades econômicas internas, reduzindo e dificultando ao máximo, a importação de produtos e a concorrência estrangeira. Veja, por exemplo, o caso dos EUA que sobretaxam diversos produtos brasileiros para que a competitividade de alguns de nossos commodities fique abaixo daquela praticada pelos produtores locais.
Já a Industrialização é processo histórico que teve como marco o advento da máquina a vapor, quando a indústria passa a dominar a economia, impulsionando a urbanização e o crescimento demográfico no seu entorno.
Ou seja, a industrialização é o fato de um país deixar de forma acelerada a produção manufatureira pela adoção e máquinas, enquanto que o protecionismo é uma prática de mercado a fim de barrar a entrada de novos produtos na sua economia. Essa é a principal diferença entre ambos.
Quanto ao que há de comum, podemos citar que ambos são encontrados em uma escala cada vez maior conforme for o grau de desenvolvimento da nação. Outro ponto que pode ser analisado é que, de certa forma, ambos acabam auxiliando no processo de crescimento das desigualdades sociais no mundo, uma vez que um país subdesenvolvido encontra dificuldades para competir com um país desenvolvido pela sua menor industrialização e que, naquilo que ela consegue produzir com vantagem competitiva, acaba sendo barrado por causa das proteções no mercado.
Explicação:
pergunta bastante complexa, mas espero ter ajudado... se ficou alguma dúvida, pergunta aí que podemos debater mais nos comentários. Vlw.
Resposta:
A intervenção do governo na economia.
Explicação: