ME AJUDEM O MAIS RÁPIDO POSSIVEL
O que é informatividade?
a) Toda e qualquer informação e dado presentes no texto.
b) Informações que sejam consideradas como novas para o leitor, que varia de acordo com cada leitor, dependendo de seus conhecimentos prévios.
c) Qualquer tipo de definição e esclarecimento sobre algo informado no texto. Como definir o significado da palavra placebo, por exemplo.
d) Qualquer informação que é exclusivamente definida pelo autor. Ou seja, somente quando um material novo e exclusivo é criado e que não seja encontrado em nenhum outro texto.
e) É o nível de aceitação de um determinado texto para um perfil específico de leitor. Um texto pode ser considerado como informativo se for visto como interessante ou não informativo, caso não seja interessante.
Soluções para a tarefa
RESPOSTA - Informações que sejam consideradas como novas para o leitor, que varia de acordo com cada leitor, dependendo de seus conhecimentos prévios.
EXPLICAÇÃO - Informatividade diz respeito às informações novas apresentadas em um texto. Isso varia em diferentes graus (baixo, médio e alto) e depende não somente do conteúdo de um texto, mas do perfil de leitor que tem acesso ao texto. Logo, um texto sobre cardiologia pode apresentar um grau baixo de informatividade para um cardiologista, mas um grau alto de informatividade para um leigo. Não podemos considerar que qualquer definição e esclarecimento seja considerado como informatividade porque isso depende do perfil do leitor. Alguns leitores, por exemplo, já podem conhecer o significado de placebo e, por conseguinte, essa informação não ser considerada como nova. Outros, por sua vez, podem não saber o significado da palavra e, portanto, estarem diante de uma nova informação.
b) Informações que sejam consideradas como novas para o leitor, que varia de acordo com cada leitor, dependendo de seus conhecimentos prévios.
RESPOSTA CORRETA
Informatividade diz respeito às informações novas apresentadas em um texto. Isso varia em diferentes graus (baixo, médio e alto) e depende não somente do conteúdo de um texto, mas do perfil de leitor que tem acesso ao texto. Logo, um texto sobre cardiologia pode apresentar um grau baixo de informatividade para um cardiologista, mas um grau alto de informatividade para um leigo. Não podemos considerar que qualquer definição e esclarecimento seja considerado como informatividade porque isso depende do perfil do leitor. Alguns leitores, por exemplo, já podem conhecer o significado de placebo e, por conseguinte, essa informação não ser considerada como nova. Outros, por sua vez, podem não saber o significado da palavra e, portanto, estarem diante de uma nova informação.