Português, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Me ajudem nesse exercício.. de literatura.?

Texto 1 

Meus oito anos. 

Oh, que saudades tenho 
Da aurora da minha vida, 
Da minha infância querida 
Que os anos não trazem mais! 
Que amor, que sonhos, que flores, 
Naquelas tardes fagueiras 
À sombra das bande iras, 
Debaixo dos laranjais. 

(Poesias completas de Casimiro de Abreu.) 
Texto 2 

E com vocês a modernidade 

Meu verso é profundamente romântico. 
Choram cavaquinhos luares se derramam e vai 
por aí a longa sombra de rumores e ciganos 

Ai que saudade que tenho de meus negros verdes anos! 

(Lero-lero, Rio de Janeiro : 9 Letras São Paulo Cacaso) 

1)- O poema "E com vocês a modernidade", de Cacaso , estabelece um diálogo com o poema de Casimiro de Abreu.Que verso evidencia esse diálogo? 

2)- No poema de Cacas, as lembranças do passado são diferentes das do poema de Casimiro de Abreu.O passado recordado também é o período da infância? Se não, que elementos mencionados no poema constituem a memória do eu lírico? 

3)- O verso final do poema de Cacaso quebra a perspectiva ingênua e bem comportada do poema de Casimiro de Abreu. Dê uma interpretação a esse verso e, com base nela, explique o titulo do poema. "E com vocês a modernidade". 

4)- Em ambos os poemas a linguagem é simples. Em qual deles, contudo, a linguagem é mais informal , mas próxima da oralidade e se prende menos às normas da língua escrita? 

Por favor mim ajudar tou com dificuldade nessa atividade de português

Soluções para a tarefa

Respondido por JuarezJr
166
1) Os versos: "Oh, que saudades tenho/ Da aurora da minha vida" e "Ai que saudade que tenho de meus negros verdes anos!"

2) Não. No poema de Cacaso, o período recordado é a fase da vida que foi marcada pelo romantismo e pela boêmia, como é evidenciado pelos versos: "Choram cavaquinhos, luares se derramam e vai por aí a longa sombra de rumores e ciganos."

3) O verso "Ai que saudades que tenho dos meus negros verdes anos" demonstra que o eu lírico sente falta dos anos em que levava uma vida boêmia, anos em que a noite predominava (negros) e em que ele tinha o frescor, o viço da juventude (verdes). A partir disso, podemos entender que o título "e com vocês a modernidade" revela que o eu lírico está deslocado (fora-de-moda), pois a modernidade acaba com o romantismo.

4) O segundo poema. Pois nele os versos são mais soltos, livres. E há traços da linguagem coloquial, como o emprego de "aí" e uso da próclise ("se derramam).
Respondido por thaynnaba
63

Sobre o poema meus oito anos de Casimiro de Abreu, temos que a resposta certa é a:

1) Os versos: "Oh, que saudades tenho/ Da aurora da minha vida" e "Ai que saudade que tenho de meus negros verdes anos!", o que pode perceber o diálogo entre os dois poemas.

2) Não. No poema de Cacaso, o período recordado é a fase da vida sendo evidenciada pelo aspecto do que se pode perceber no trecho: "Choram cavaquinhos, luares se derramam e vai por aí a longa sombra de rumores e ciganos."

3) O verso "Ai que saudades que tenho dos meus negros verdes anos" mostra a saudade que ele tinha da sua boêmia de jovem. A partir disso, podemos entender que o título "e com vocês a modernidade" revela que o eu lírico está deslocado (fora-de-moda), pois a modernidade acaba com o romantismo.

Tal fator poderá ser entendido como um saudosismo por parte do eu lírico e vontade de viver as mesmas experiencias.

4) O segundo poema. Pois nele os versos são mais soltos, livres. E há traços da linguagem coloquial, como o emprego de "aí" e uso da próclise ("se derramam).

Assim, temos que a linguagem romântica se aproxima muito da oralidade.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/18138384

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes