URGENTEE me ajudeeem poooor FAVOOOOOR
Texto:Capítulo XXXII/ Olhos de ressaca
Tudo era matéria às curiosidades de Capitu. Caso houve, porém, no qual não sei
se aprendeu ou ensinou, ou se fez ambas as cousas, como eu. É o que contarei no outro
capítulo. Neste dia direi somente que, passados alguns dias do ajuste com o agregado, fui ver minha amiga; eram dez horas da manhã. D. Fortunata, que estava no quintal, nem
esperou que eu lhe perguntasse pela filha.
- Está na sala penteando o cabelo, disse-me; vá devagarinho para lhe pregar um
susto.
Fui devagar, mas ou o pé ou o espelho traiu-me. Este pode ser que não fosse; era
um espelhinho de pataca (perdoai a barateza), comprado a um mascate italiano. Moldura
tosca, argolinha de latão, pendente na parede, entre as duas janelas. Se não foi ele, foi o
pé. Um ou outro, a verdade é que, apenas entrei na sala, pente, cabelos, toda ela voou
pelos ares, e só lhe ouvi esta pergunta:
- Há alguma cousa?
- Não há nada, respondi; vim ver você antes que o Padre Cabral chegue para a
lição. Como passou a noite?
- Eu bem. José Dias ainda não falou?
- Parece que não.
- Mas então quando fala?
- Disse-me que hoje ou amanhã pretende tocar no assunto; não vai logo de
pancada, falará assim por alto e por longe, um toque. Depois, entrará em matéria. Quer
primeiro ver se a mamãe tem a resolução feita...
- Que tem, tem, interrompeu Capitu. E se não fosse preciso alguém para vencer já,
e de todo, não se lhe falaria. Eu já nem sei se José Dias poderá influir tanto; acho que
fará tudo, se sentir que você realmente não quer ser padre, mas poderá alcançar? ... Ele
é entendido; se, porém... É um inferno isto! Você teime com ele, Bentinho.
- Teimo; hoje mesmo ele há de falar.
- Você jura?
- Juro. Deixe eu ver os olhos, Capitu.
Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles “olhos de cigarra oblíqua
e dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se
podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se
nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A
demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era
um pretexto para mirá-los mais perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados
neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal
expressão que...
Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que
foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da
dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É
o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico,
uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de
ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos
braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a
onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me
e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão
marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não
acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de
dobrar o gozo aos bem-aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão
padecido no inferno aos seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que
terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno.
Este outro suplício escapou ao divino Dante; mas eu não estou aqui para emendar
poetas. Estou para contar que, ao cabo de um tempo não marcado, agarrei-me
definitivamente aos cabelos de Capitu, mas então com as mãos, e disse-lhe, - para dizer
alguma cousa, - que era capaz de os pentear, se quisesse.
- Você?
- Eu mesmo.
- Vai embaraçar-me o cabelo todo, isso sim.
1)Considerando os dois textos, em que momento o autor introduz um momento de
clímax, isto é, de uma tensão maior?
2)Como se pode observar durante a sequência das leituras, Bentinho e Capitu amavam-se, no entanto, um fato sobre Bentinho tornava esse romance proibido. Que fato é esse?
3) No texto 1, o título do capítulo refere-se aos olhos de Capitu, caracterizados
metaforicamente como “olhos de ressaca”. Para você, o que seriam “olhos de ressaca”?
Anexos:
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confusão femenina exposta pelo personagem Bentinho, na obra "Dom Casmurro".
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