me ajudem nessas questões por favor
1) Cite os grupos sociais presentes na Baixa Idade Média.
2) Caracterize a crise do feudalismo. Cite alguns exemplos que justifiquem sua resposta
3) O que foi a Peste Negra?
4) Descreva resumidamente sobre a Guerra dos cem anos
5) O que foram as Cruzadas? Exemplifique
6) Por que durante a Idade Média tivemos muitas Rebeliões Camponesas?
7) Qual a classe social em ascensão nesse período? Por que as cidades se tornaram importantes?
Soluções para a tarefa
1. Clero - Nobreza - Plebeus e servos.
Os três grandes grupos sociais eram a nobreza, formada pelos reis e nobres; o clero, formado por representantes da Igreja; e os camponeses, em sua grande maioria, servos que trabalhavam nas terras que pertenciam à nobreza. Tratava-se de uma sociedade estamental, isto é, marcada por pouca ascensão social.
2. A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais.
Os principais motivos da crise do sistema feudal foram a retomada do comércio, tanto local quanto internacional, e o fortalecimento do poder militar das casas nobres que haviam estabelecido acordos com a alta burguesia.
3. A Peste Negra foi um dos maiores surtos epidêmicos da história da humanidade. A doença era contraída a partir do contato humano com pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis que estavam presentes em ratos.
4. A Guerra dos Cem Anos foi uma série de conflitos travados de 1337 a 1453 pela Casa Plantageneta, governantes do Reino da Inglaterra, contra a Casa de Valois, governantes do Reino da França, sobre a sucessão do trono francês.
5. As Cruzadas foram uma série de guerras realizadas pela Igreja Católica entre os anos de 1096 e 1272 e que tinham como objetivo declarado a reconquista da Terra Santa - Jerusalém. Ao longo de 200 anos, foram realizadas 9 Cruzadas oficiais e duas extraoficiais.
6. A situação de extrema miséria no campo, em virtude das calamidades naturais, aliada à opressão das obrigações servis, levou os camponeses da Europa medieval a se revoltarem contra a nobreza.
7. Nascia uma nova classe social, a burguesia, formada por artesões, mercadores, banqueiros e donos de companhias de comércio. A medida que as cidades cresciam e as relações feudais se transformavam, um novo sistema econômico começou a despontar na Europa: o capitalismo.