Me ajudem nessa questão, por favor, como faço pra encontrar o valor do amperimetro e do voltímetro? já tentei muito mas não dá nenhuma das alternativas :/
Soluções para a tarefa
O voltimetro está associado em paralelo com as resistencias R3 e R4, portanto a DDP(U) apresentado no voltimetro será equivalente a DDP apresentado no "pedaço" dessas resistencias.
O amperímetro está associado em série com o R1, portanto eles irão apresentar a mesma corrente, logo : 15 = 3.i ⇒i = 5A
Ja no circuito em paralelo, temos que resolver o "conjunto" da direita, que, como está associado em série, terá uma resistencia equivalente igual a soma dos resistores associados. Logo : Req = 2 + 1 = 3Ω.
Está resistencia está associado em paralelo com o resistor a sua esquerda, portanto a resistencia equivalente entre eles será dado por : R2 x Req / R2 + Req → 6 x 3 / 6 + 3 = 2Ω.
Está resistencia está associada em série com o resistor R1 e, portanto, compartilham a mesma corrente, logo : U = R.i → U = 2.5 = 10 V, que será o valor apontado pelo voltimetro.
Olá,td bem?
Vejamos:
Primeiro é importante fazemos algumas observações: a corrente elétrica (cargas elétricas) tendem a fluir pelo caminho mais fácil,ou seja elas preferem o caminho que oferece menor resistência,"então temos uma corrente de curto circuito" no ramo solicitado para encontrar o valor de tensão (V) sendo assim ,podemos concluir que nos resistores R₁ ,R₂ e R₃ não há passagem de corrente,sabendo disso podemos calcular a corrente elétrica em R₁ :
Onde:
i=corrente elétrica → [Ampére]
U(ddp) diferença de potencial (tensão elétrica) → [Volt]
R=resistência elétrica → [Ohm] Ω
Dados:
U=15V
R₁=3Ω
i=?
Valor da corrente :
_____________________________________________________
Como temos semente um único caminho para corrente ,a diferença de potencial é a mesma para todo o circuito e de valor igual ao da fonte ⇒ U=15V:
Bons estudos!=)