Química, perguntado por andersonklassen, 1 ano atrás

Me ajudem nessa questão, fazendo favor
Um químico dissolveu 14 g de um ácido fraco na forma sólida (MM = 60 g/mol) em água em um balão volumétrico de 200 mL. Como a solução ficou muito concentrada, diluiu-se uma alíquota de 10 mL em outro balão de 200 mL. Uma alíquota de 25 mL dessa última solução foi titulada com uma solução de NaOH 0,1 M, e gastou-se 25,1 mL para atingir o ponto de equivalência. Determine a concentração do ácido no primeiro balão.

Soluções para a tarefa

Respondido por professorflavionery
0

O primeiro Balão, é justamente onde a solução foi preparada, logo, a concentração pode ser calculada pela concentração molar.

m =  \frac{massa \: do \: souto}{mol \times volume}

m =  \frac{14}{60 \times 0.2}  = 1.666667

A concentração no primeiro Balão seria 1,67 mol/L.

Como não há a informação se o ácido fraco é um monoácido ou diácido... fica difícil trabalhar com a titulação, pois é preciso a relação estequiometrica para efetuar o cálculo.


andersonklassen: A reação é 1:1; trata-se de um monoácido
professorflavionery: Bem, fazendo o processo inverso, a titulação me dá uma concentração de 0,1004 mol/L. Como ela foi diluída, a contração antes da diluição seria 2,008 mol/L, o qual da um valor muito maior quando comparamos com o resultado se usarmos 14 g do Ácido fraco. Reveja o texto da questão, os dados, desconfio do volume da alíquota de 10 mL. Se der depois dou um olhada nela de novo.
professorflavionery: Há a situação também de que o ácido fraco era um sólido dissolvido, no solvente. Logo a concentração das moléculas do Ácido fraco na solução é a que foi calculada usando os 14 g do Ácido. A titulação é pra tirar a prova dos nove, para se ver se está concentração está próximo da calculada no preparo da solução.
andersonklassen: Obrigado pela ajuda. Se puder, manda as contas que você fez para chegar ao valor de 2,008 mol/L, fazendo favor.
andersonklassen: Quanto aos dados do texto:
andersonklassen: São esses daí mesmo; a única coisa que não coloquei é que a questão também pede a pureza do ácido sólido %(m/m).
Perguntas interessantes