Me ajudem!!!
Muitas plantas são monoicas, mas alguns mecanismos bioquímicos evitam a autofecundação. Em algumas espécies, por exemplo, órgãos masculinos e femininos amadurecem em épocas diferentes. Evitar a autofecundação é vantajoso para a planta? Por quê?
Soluções para a tarefa
Sim, não só para as plantas como para qualquer ser vivo. São raros os casos de autofecundação.
A fecundação cruzada (com transmissão de gametas entre 2 indivíduos, mesmo entre monoicos) foi um vantagem evolutiva no sentido de aumentar a variabilidade genética da espécie pois, com 2 indivíduos distintos "trocando" gametas, é possível uma maior variedade de combinações entre os genes. O resultado disso se apresenta como mais variações dentro de uma mesma característica (por ex., nas plantas: maiores variações nas cores das flores, formas e tipos de frutos e sementes, etc.).
Já nas (poucas) espécies monoicas que se reproduzem por autofecundação, a variabilidade apenas se apresenta como resultado de mutações nos genes do indivíduo, resultando em menor variabilidade.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Sim, na autofecundação não ocorre a união dos caracteres de organismos diferentes, e, assim, a variabilidade gênica é menor, podendo dificultar a adaptação dos indivíduos a mudanças ambientais ao longo das gerações.