História, perguntado por evesantos0611, 9 meses atrás

me ajudem e urgente!!!!!!!!


1-O desenvolvimento do tráfico negreiro possuiu forte relação com o desenvolvimento da colonização do Brasil, isso se deveu a:

(A) Grande mortalidade de indígenas no Brasil.
(B) Desinteresse dos portugueses em virem para o Brasil.
(C) Necessidade de trabalhadores para as plantações.
(D) Nenhuma das alternativas acima

2-Qual é a estimativa dos estudiosos sobre a quantidade de escravos que o Brasil recebeu?
3-Como era o trabalho dos escravos nos engenhos?
4-Qual era a expectativa de vida média de um escravo? E qual relação podemos estabelecer entre essa expectativa e as condições de vida e trabalho dos escravos nos engenhos?
5-Podemos afirmar que os escravos aceitaram pacivamente a escravidão e a violência que sofreram? Explique sua resposta.


evesantos0611: Tá vlw
viniciusloubak0: desculpa por não responder
evesantos0611: rlx
viniciusloubak0: como manda pedido de amizade?
viniciusloubak0: achei
vou te mandar
evesantos0611: so me seguir de volta
viniciusloubak0: ja to
viniciusloubak0: para mim eu ja estou não sei se para voçe aparece tambem
viniciusloubak0: minha aula começou tchau
evesantos0611: tchau

Soluções para a tarefa

Respondido por richardsonalemongerc
0

Resposta:

(A) Grande mortalidade de indígenas no Brasil.

Os indígenas foram também utilizados em determinados momentos, e sobretudo na fase inicial [da colonização do Brasil]; nem se podia colocar problema nenhum de maior ou melhor “aptidão” ao trabalho escravo (...). O que talvez tenha importado é a rarefação demográfica dos aborígines, e as dificuldades de seu apresamento, transporte, etc. Mas na 'preferência' pelo africano revela-se, mais uma vez, a engrenagem do sistema mercantilista de colonização; esta se processa num sistema de relações tendentes a promover a acumulação primitiva de capitais na metrópole; ora, o tráfico negreiro, isto é, o abastecimento das colônias com escravos, abria um novo e importante setor do comércio colonial, enquanto o apresamento dos indígenas era um negócio interno da colônia. Assim, os ganhos comerciais resultantes da preação dos aborígines mantinham-se na colônia, com os colonos empenhados nesse 'gênero de vida'; a acumulação gerada no comércio de africanos, entretanto, fluía para a metrópole; realizavam-na os mercadores metropolitanos, engajados no abastecimento dessa 'mercadoria'. Esse talvez seja o segredo da melhor 'adaptação' do negro à lavoura... escravista. Paradoxalmente, é a partir do tráfico negreiro que se pode entender a escravidão africana colonial, e não o contrário.”

Explicação:


richardsonalemongerc: 2-Qual é a estimativa dos estudiosos sobre a quantidade de escravos que o Brasil recebeu: Muitas, cada escravo era mais do que caro, se existisse escravo ate Hoje os escravos custariam 1,5000 praxima
3-Como era o trabalho dos escravos nos engenhos?
4-Qual era a expectativa de vida média de um escravo? E qual relação podemos estabelecer entre essa expectativa e as condições de vida e trabalho dos escravos nos engenhos?
Perguntas interessantes