ME AJUDEM E PRA HOJEE!!! POR FAVOR!!!!!!!!!! “No famoso mito da caverna, Platão (428-347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, onde á ma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes e chegasse à luz o dia, voltaria contando aos outros os que são realmente os verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois não acreditariam em suas palavras”. Diante da pequena alusão sobre do famoso “Mito da caverna” como podemos correlacionar ao isolamento social presente nos dias atuais. E o que podemos transmitir a sociedade e ao nosso familiar referente a essa questão? Comente com suas palavras.
Soluções para a tarefa
Acredito que seja sobre as incertezas das coisas que estão por vir... o mito conta dos homens que não conhecem o mundo real, e sim apenas suas sombras...
Creio que a ligação aos dias atuais, seja a dúvida, e talvez o medo do que está por vir.
Como aquele homem que podia star pensando... ''como será o mundo?'', ''será que vou me dar bem?'', ''será que vão acreditar em mim?'', entre outros.
Hoje em dia, podemos estar pensando... "e se essa pandemia não terminar...'', ''e se pessoas próximas adoecerem...'', ''e se o mundo não for mais o mesmo...".
Enfim... espero ter ajudado<3
Resposta: Platão se dedicou a definir as formas de conhecer e as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão.
Na narrativa mitológica as imagens projetadas pela luz da fogueira representam o conhecimento sensível e o relato do homem que saiu da caverna representa o conhecimento inteligível.
O conhecimento inteligível é composto pelo raciocínio, nos distancia das sensações e das opiniões e nos prepara para a intuição intelectual.
Explicação: Prova e estava correta