Filosofia, perguntado por leticiasilvamoraes1, 8 meses atrás

me ajudem e para hoje por favor!!

Sócrates era um filósofo que andava pelas ruas de Atenas fazendo perguntas: “O que é isso em que você acredita?” “O que é isso que você está dizendo?” “O que é isso que você está fazendo?”. Os Atenienses achavam, por exemplo, que sabiam o que era justiça.
Sócrates lhes fazia perguntas de tal maneira que, embaraçados e confusos, chegavam à conclusão que não sabiam o que era justiça.
A comparar o comportamento de Sócrates com a grande maioria dos cidadãos atenienses, pode-se concluir que o filósofo se distinguia dos demais por:Leitura Avançada

a)se considerar especial, uma divindade, que recebia mensagem divina e a transmitia em forma de perguntas aos atenienses.

b)jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças não questionadas de seus conterrâneos.

c)tinha a certeza de sua sabedoria, e que era superior aos demais atenienses por essa razão, ou seja, representa a “alma de ouro” descrita por Platão.

d)era um conhecedor das leis de Atenas, por esse fato, sabia muito mais sobre questões como justiça, coragem e virtude.

e)como era considerado um sábio, seguia as tradições atenienses de uma forma muito mais satisfatória que os outros cidadãos.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariafurlanig
5

Resposta:

Vamos tomar a palavra “Justiça” como exemplo, pelo método histórico, nós podemos fazer uma investigação de quando essa noção aparece, em qual contexto, quais foram seus antecedentes, qual o sentido essa palavra teve em determinada época. Se dois sócios querem dividir os lucros da empresa de forma justa, ou seja, dividindo igualmente o lucro e os custos, a Matemática pode nos ajudar a partir de cálculos. No entanto, se tentarmos responder “O que é a justiça?” ou: “Faz parte da condição humana a noção de justiça?”, o único recurso que teremos será a nossa razão, a nossa capacidade de pensar

ESPERO TER AJUDADO


leticiasilvamoraes1: obrigadaa
leticiasilvamoraes1: me ajuda numa outra?
Perguntas interessantes