ME AJUDEM
"comandados pelo general Jean-Andoche Junot, 25 mil homens do exército francês, reforçados por 4 mil espanhóis, entraram em Portugal em fins de 1807. [...] Junot decretou, em nome de Napoleão, a extinção da Casa de Bragança - suprema ironia, dado que ela estava a salvo no Brasil - e nomeou um conselho de Governo. Determinou [...] que se usassem na documentação oficial as referências Napoleão [...] e o selo do Império Francês. [...] criou uma polícia política [...] conhecida pela violenta repressão desencadeada contra opositores. [...] Não se esqueceu, é claro, de investir na coleta sistemática de impostos - fosse para enviar os recursos ao Estado Francês, fosse para beneficiar o próprio bolso e o de outros franceses do Portugal ocupado. [...]
Portugal contava mesmo era com um forte aliado europeu para se proteger. A aliança luso-britânica não tardou a aparecer, com desembarque de tropas no início de agosto, aproveitando as insurreições populares para forçar Junot a bater em retirada. Os britânicos fizeram estabelecer a Regência, cujos membros, os governadores do Reino, mantinham correspondência com D. João no Rio de Janeiro - cartas que refletiam [...] a peculiar situação de um reino europeu dirigido a partir de uma colônia [...]. "
A) qual o assunto do texto?
B) listem as medidas do governo napoleônico citadas no texto.
C) qual das medidas da questão anterior não tinha o menor efeito? Por quê?
D) quais nações européias foram citadas no texto? Qual era a situação de cada uma delas no cenário político descrito pela autora?
E) algum território dora da Europa foi de alguma forma atingido pela política expansionista de Napoleão? Justifiquem
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
a) A invasão francesa a portugal.
b) prender membros da família real portuguesa
c)A possibilidade de prender dom João era inválida pois, ele havia fugido para o Brasil com membros da família real
d) Portugal e França.
Portugal vivia uma grande crise e declínio, já a frança vivia uma epoca expansionista.
e)Sim, o mercado de escoamento de mercadorias de Portugal para a Inglaterra foi atingido pois, Napoleão impedia qualquer nação de fazer contato ou negocios com os ingleses.
Samiaferreira:
Obrigada ❤❤❤
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás