Me ajudem com uma redação sobre o racismo, sou horrível com redação
Soluções para a tarefa
O racismo é um preconceito que vem enraizado em nossa sociedade desde o início do século.
Se perguntarmos porque uma pessoa é racista ,muito provavelmente ela não terá argumentos para defender a sua opinião.
O racismo se propaga através das famílias, que fazem comentários depreciativos sobre o negro ,e essas crianças e jovens seguem essa mesma linha de raciocínio de suas famílias.
Essa é uma questão cultural e educacional, porque as maiores contribuições para a nossa formação cultural vem dos negros.
O racismo é tão sem fundamento que devido a miscigenação das raças, o sangue negro corre mas crias daqueles que o repudiam .
Não é a cor da pele que determina o caráter do indivíduo.
O Brasil se tornou um país doente ,que renega sua própria Cultura e o mais triste é ver que os jovens continuam agindo da mesma forma ,sem parar para refletir sobre seus atos e atitudes,infelizmente continuam sendo seguidores de opinião, sem nenhuma base para defender o seu ponto de vista.
Ser negro não é motivo para ter vergonha, e nem se sentir inferior.
Vergonha devem sentir aqueles que tratam mal aqueles que contribuíram e muito para a nossa Cultura e progresso.
Antes de usar a palavra racismo,pergunte a si mesmo ,se na sua árvore genealógica não existiu um negro.
A honestidade de uma pessoa não está na cor da pele ,mas sim no caráter de cada um.
Espero ter ajudado... Boa sorte
Valorização de vidas negras
Em 1888 realizou-se a abolição da escravatura, através da Lei Áurea, anteriormente negros sofreram sob a posse de colonizadores no Brasil colônia. Junto a conquista da liberdade os ex-escravos ganharam uma série de malefícios, primordialmente a insuficiência de integração deste povo na população geral, levando-os a carência de escolaridade, emprego, moradia e a infeliz descriminação sofrida ate a contemporaneidade, o racismo. Visto que o racismo se tornou personagem da realidade brasileira ao longo do tempo, deve-se analisar as consequências deste preconceito de forma individual assim como social.
A pratica do preconceito racial não interfere apenas no meio social como um todo, este ato acomete a vida pessoal de diversos negros produzindo traumas psicológicos ocasionado depressão, crise de identidade e ansiedade. A condição de vitima do racismo cria diversas vezes, em conjunto com a negação sistemática do brasileiro em relação ao racismo, um indivíduo que sofre algumas distorções na forma como ele mesmo vê a realidade, questionando se aquilo que vive [o preconceito] é real ou imaginário.
No âmbito social, um quadro presente é a pobreza que atinge grande parcela dos negros , de acordo com o IBGE, entre as pessoas mais pobres do Brasil, 3 em cada 4 são negras. Esta configuração é reflexo da ecassez de acesso a escolaridade que acarreta tal população a se submeter a empregos informais, abusivos ou que não são suficientes para a garantia de uma qualidade de vida digna. Esta condição de pobreza das vidas negras se associa a ideia de que a figura remete à criminalidade e, ainda, generalizando o comportamento de toda uma etnia.
Portanto, é precípuo a ampliação de programas que, remodelem a parca aceitação negra na sociedade como forma de opor-se ao racismo. Para isso, o Ministério da Educação, junto a grandes editoras brasileiras, dê mais visibilidade a assuntos que evidenciam figuras notáveis da cultura negra e incentive a escolarização desse percentual social, por meio da reformulação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), inclusão de livros que abordem o assunto e oferecimento de bolsas de estudo para pessoas negras que têm o risco de evasão escolar, ate mesmo ampliando a cota racial. Deste modo, conjuntamente combate-se o racismo na teoria histórica, ele será combatido socialmente, por meio da inclusão. Racismo é crime inafiançável, o direito é de todos.